Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1 pode ser criada em MS

Imagem: Proposta é de autoria do deputado Antônio Vaz
Proposta é de autoria do deputado Antônio Vaz
18/06/2019 - 12:58 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Mato Grosso do Sul poderá contar com mais um reforço contra a gripe H1N1 (influenza A), que já registrou 407 casos e 86 óbitos em todo o Brasil, segundo dados mais recentes do Ministério da Saúde. Poderá ser instituída no Estado a Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1, caso projeto de lei apresentado nesta quarta-feira (18) seja aprovado.

A proposta é de autoria do deputado Antonio Vaz (PRB) e tem o objetivo de levar ações para o conhecimento da população sobre as informações da doença, prevenção, diagnóstico, tratamento adequado, entre outros, com uma programação de palestras, seminários e distribuição de cartilhas educativas.

O projeto determina que o Poder Executivo, por meio de seus órgãos competentes, fará a programação a ser desenvolvida durante a Semana e a divulgação ampla em toda a rede de ensino, rede de Saúde e afixação de cartazes em igrejas, asilos, agências bancárias, supermercados e demais locais de grande aglomeração, além da divulgação em meios de comunicação. As despesas orçamentárias correrão por conta de dotação própria.

Na justificativa do projeto, o deputado Antônio Vaz citou matérias da imprensa que registram 15 mortes no Estado até 11 de junho. “Os sintomas parecem de gripe comum e a transmissão é da mesma forma, o problema é que ela pode levar a complicações muito graves. Entre 2009 e 2010, quando houve a pandemia, foram quase 9 mil mortes. O projeto visa conscientizar a população”, explicou o deputado.

Até 11 de maio deste ano, o Ministério da Saúde também registrou 807 casos no país de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), causada pelo mesmo vírus influenza, com 144 mortes. O projeto agora segue para análise da Comissão de Contituição, Justiça e Redação (CCJR).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.