ALMS relembrará Retirada da Laguna em sessão solene nesta quarta-feira

Imagem: Entrega da comenda "Coronel Pedro José Rufino" foi proposta pelo deputado Coronel David
Entrega da comenda "Coronel Pedro José Rufino" foi proposta pelo deputado Coronel David
25/06/2019 - 16:00 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul promove, nesta quarta-feira (26), sessão solene para a entrega da comenda "Coronel Pedro José Rufino". O evento, proposto pelo deputado Coronel David (PSL), homenageará 26 personalidades que tenham contribuído para a construção e enriquecimento da cultura de Mato Grosso do Sul. A solenidade será realizada no Plenário Deputado Júlio Maia, a partir das 19h.

A honraria é concedida em alusão àqueles que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, na Guerra da Tríplice Aliança, um dos episódios que marcou a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. Os homenageados foram indicados pelas instituições de ensino superior do Estado e pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria de Cultura de MS.

Pedro José Rufino

De acordo com a justificativa do projeto, que deu origem a Resolução 3/2016, o nome de coronel Rufino foi escolhido para a comenda devido à relevante contribuição do militar ao Mato Grosso do Sul. Consta no documento que Pedro José Rufino se distinguiu pela “inteligência, zelo, interesse, probidade, franqueza, lealdade, solicitude, disciplina, comando, capacidade de suportar os sofrimentos, audácia, firmeza, constância, assiduidade, prestígio, serviço e dedicação”. A resolução foi proposta pelo ex-deputado Junior Mochi.

Nascido na Bahia, coronel Rufino ingressou no serviço militar no Rio de Janeiro, de onde partiu para atuar na defesa da fronteira do território sul-mato-grossense por quatro décadas - período em que participou da Guerra do Paraguai, também chamada de Guerra da Tríplice Aliança. Em 1863, o Governo Imperial concedeu-lhe o diploma de Cavaleiro da Ordem de São Bento de Avis, por reconhecimento de seus méritos, e o Hábito da Ordem de Cristo em 1866, pelos serviços prestados na fronteira de Miranda, onde teve início a invasão paraguaia. Também recebeu a Medalha "Constância e Valor". Posteriormente, exerceu liderança política representando os valores republicanos em nome da preservação do patrimônio público.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.