Marçal sobe à tribuna e faz alerta sobre o número de acidentes de trânsito em MS

Imagem: Marçal e Rinaldo acreditam que o foco deve ser a prevenção
Marçal e Rinaldo acreditam que o foco deve ser a prevenção
25/06/2019 - 10:59 Por: Ana Maria Assis   Foto: Luciana Nassar

Na manhã desta terça-feira (25) o deputado Marçal Filho (PSDB) alertou sobre os dados da operação Corpus Christi 2019 realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Conforme o levantamento, foram registrados 24 acidentes nas estradas de Mato Grosso do Sul, sendo que 48 pessoas ficaram feridas  e uma pessoa morreu.

De acordo com o deputado Marçal Filho, é necessário incentivar as pessoas a respeitarem as leis de trânsito. Ele fez uma crítica ao governo federal, do presidente Jair Bolsonaro (PSL), quanto à temática. “As regras de trânsito não deveriam mudar por decreto, pois são assuntos que precisam de estudo. A cadeirinha, por exemplo, é uma ferramenta importante para a proteção de crianças”, afirmou o parlamentar.

O deputado Professor Rinaldo (PSDB) parabenizou Marçal pela fala. “Nós só vamos melhorar a nossa sociedade, a partir de quando investirmos em educação e prevenção”, destacou Rinaldo. Quanto a medidas preventivas, Marçal também destacou a Lei Ordinária 13.103 de 2015, que tornou obrigatória a realização do exame toxicológico para motoristas profissionais. Para ele, o exame precisa continuar sendo obrigatório.

Marçal mencionou pesquisa do projeto Comandos de Saúde nas Rodovias em São Paulo, realizada com 4.110 caminhoneiros. O resultado indicou que, entre 2009 e 2016, 7,8% dos motoristas de caminhão no Brasil fizeram uso de drogas ilícitas, predominantemente: cocaína (3,6%), seguida da anfetamina (3,4%) e da maconha (1,6%). Para o deputado, números como esses comprovam a necessidade do teste toxicológico e de regras mais rígidas de trânsito como forma de prevenção.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.