Coronel David participa de solenidade comemorativa aos 40 anos da ALMS

Imagem:  Evento homenageou aqueles que fizeram e fazem parte da história política de MS
Evento homenageou aqueles que fizeram e fazem parte da história política de MS
25/06/2019 - 22:03 Por: Everton Falcão - DRT 1254/MS   Foto: Everton Falcão - Assessoria Coronel David

O deputado estadual Coronel David (PSL) participou na noite desta terça-feira (25)  das comemorações dos 40 anos do Parlamento sul-mato-grossense. A sessão solene aconteceu no Plenário Júlio Maia, naAssembleia Legislativa, e também comemorou a assinatura da Primeira Constituinte, que em 1979 deu origem à instalação da Assembleia Constituinte.

O evento homenageou aqueles que elaboraram a Primeira Constituição logo após a divisão do Estado de Mato Grosso e também aqueles que iniciaram o Legislativo que representa a democracia do Estado de Mato Grosso do Sul.

“É uma homenagem a todos que fazem parte da história de Mato Grosso do Sul. Me sinto honrado por participar deste marco histórico para o Estado. Comemorar os 40 anos da Casa de Leis é muito importante, pois é aqui,  onde tudo que se diz respeito à sociedade sul-mato-grossense acontece. São 40 anos de conquistas, lutas e realizações”, enfatizou o parlamentar.No decorrer de 2019, a programação em comemoração aos 40 anos do Parlamento continua com várias solenidades e homenagens a todos que fazem e fizeram parte da criação do Estado de Mato Grosso do Sul.

Os primeiros empossados

Foram empossados no dia 1º de janeiro daquele ano: Alberto Cubel, Ary Rigo, Cecílio Gaeta, Getúlio Gideão, Horácio Cerzósimo, Londres Machado, Odilon Nacasato, Onevan de Matos, Osvaldo Dutra, Paulo Saldanha, Ramez Tebet, Roberto Orro, Rudel Trindade, Sérgio Cruz, Sultan Rasslan, Valdomiro Gonçalves, Walter Carneiro e Zenóbio dos Santos, os 18 deputados constituintes.

Os deputados constituintes elaboraram o texto da Constituição até sua promulgação, no dia 13 de junho de 1979. A solenidade foi presidida pelo deputado Londres Machado, quando a Assembleia Constituinte passou a ser denominada Assembleia Legislativa e os deputados constituintes tornaram-se deputados estaduais. Em 1988, investida de Poder Constituinte, por meio da determinação da Constituição Federal de 1988, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul elaborou a segunda Carta Magna, promulgada dia 5 de outubro de 1989.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.