Marçal Filho sugere emenda coletiva da ALMS via bancada para orçamento federal

Imagem: Deputado Marçal Filho disse para os deputados se unirem em prol de uma área
Deputado Marçal Filho disse para os deputados se unirem em prol de uma área
26/06/2019 - 12:50 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Em meados de setembro o Congresso Nacional começa a discutir e propor emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) da União e, se antecipando a isso, o deputado Marçal Filho (PSDB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (26) para sugerir aos deputados estaduais que façam uma proposição conjunta aos deputados federais e senadores por Mato Grosso do Sul.

Essa lei estima a receita e fixa a despesa que a administração pública federal estará autorizada a realizar no próximo exercício financeiro anual. Para tanto, Marçal propôs um pedido conjunto dos deputados estaduais para que os parlamentares federais concedam uma das emendas coletivas que eles têm à disposição na LOA para atender uma reinvindicação específica da Casa de Leis.

“Muitas vezes somos cobrados pela população e nossas reivindicações à União não são atendidas. Como os deputados federais e senadores dispõem de emendas de bancada, que são impositivas ao Orçamento, seria uma boa estratégia que os 24 deputados de Mato Grosso do Sul escolhessem uma única ação para que eles nos atendam e é um recurso expressivo. Nós que estamos aqui perto do povo e sabemos bem o que a nossa população precisa e nos cobra dia-a-dia, mas que muitas vezes por vício de iniciativa não podemos atender”, explicou Marçal Filho.

O deputado ponderou que Mato Grosso do Sul tem uma das menores bancadas do Brasil, por força de regra constitucional e que nem sempre o Governo Federal dispõe de verba com isonomia aos estados. “Sabemos que há uma péssima distribuição de tributos, praticamente tudo vai para a União, que por vezes distribui de forma injusta. Então essa parceria com os deputados federais em uma ação conjunta, seja em qualquer área que definirmos, pode ter uma resolutividade mais rápida a uma questão emergencial”, destacou o Marçal que finalizou dizendo que ainda pode ser mais efetivo do que cada parlamentar ir individualmente pedir por sua região de atuação.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.