Antônio Vaz aborda a relevância da prevenção da H1N1 e convida para audiência

Imagem: Antônio Vaz promove debate amanhã sobre a importância das vacinas contra Sarampo e Poliomelite
Antônio Vaz promove debate amanhã sobre a importância das vacinas contra Sarampo e Poliomelite
27/06/2019 - 11:28 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Antônio Vaz (PRB) utilizou a tribuna nesta manhã (27) para falar da importância da prevenção das doenças. “Devido ao aumento de mortes pela Gripe H1N1, apresentei na semana passada um projeto para incluir no Calendário de Eventos do Estado a Semana de Prevenção e Combate da Gripe H1N1. Essa doença pode ser eliminada com ações de prevenção, como a lavagem das mãos e vacinação, mas infelizmente as pessoas têm me procurado por conta da falta da vacina”, relatou.

Antônio Vaz, presidente da Comissão de Saúde da Casa de Leis, reiterou a relevância de ações de prevenção da Gripe H1N1. “Por meio de informativos e cartazes a comunidade poderá ser orientada sobre prevenção, combate, diagnóstico, tratamento adequado e encaminhamento para acompanhamento médico especializado, caso seja detectada uma. É inadmissível que os familiares continuem sofrendo com as perdas de seus entes queridos por esta doença”, registrou o deputado.

Audiência

Na ocasião, o deputado Antônio Vaz também convidou a todos para a Audiência Pública "A Importância da Cobertura Vacinal contra o Sarampo e a Poliomielite", que será realizada nesta sexta-feira (28), no Plenarinho Deputado Nelito Câmara, a partir das 9h. “Faremos esta audiência por conta da preocupação das autoridades de saúde com a volta de doenças como o sarampo e a poliomielite, consideraras erradicadas há quase 20 anos no País. O objetivo é alertar as autoridades para o grave risco da reinserção destas doenças gravíssimas e conscientizar a sociedade sobre o perigo da falta de vacinação adequada”, informou.

“Foram convidados para o debate autoridades e técnicos da Secretaria Estadual de Saúde (SES), representantes do Ministério Público, imprensa e sociedade civil organizada. Os técnicos vão falar sobre a volta do sarampo nos estados do Norte (Amazonas e Roraima), com mais de dois mil casos em 2018, onde a cobertura vacinal estava muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Outra ameaça é a poliomielite, a cobertura vacinal em todo o território nacional está muito abaixo do recomendado”, explicou o deputado Antônio Vaz.

* Com informações da Assessoria Parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.