Cabo Almi pede envolvimento de vereadores contra a cota zero para pesca

Imagem: Deputado Cabo Almi discorda da implementação da cota zero para a pesca no Estado
Deputado Cabo Almi discorda da implementação da cota zero para a pesca no Estado
27/06/2019 - 12:05 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

O deputado Cabo Almi (PT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa, durante a sessão plenária desta quinta-feira (27), para pedir o envolvimento de todas as Câmaras Municipais na luta contra a cota zero para a pesca em Mato Grosso do Sul.

O parlamentar defende a suspensão do Decreto 15.166, que regulamentou o exercício da atividade pesqueira no Estado e instituiu a chamada cota zero para os pescadores amadores e/ou desportivos.  

“Já realizamos oito audiências públicas pelo Estado buscando apoio nesta luta. Notamos que os municípios já estão vazios. São grandes os prejuízos financeiros e o número de desempregados com esta medida, uma vez que os turistas desapareceram. A cadeia da pesca pede socorro”, afirmou.

Em aparte, o deputado Barbosinha (DEM) disse que Mato Grosso do Sul só tem a ganhar com a cota zero. “Devemos espelhar nos países desenvolvidos, que têm atraído milhares de turistas com a pesca esportiva”, disse o parlamentar.

Para Almi, o governo deve realizar estudos técnicos para avaliar os reais motivos da ausência de espécies nos rios. “E o uso de agrotóxico e o assoreamento? Temos a certeza que não são os pescadores ribeirinhos os responsáveis”, concluiu.   

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.