Familiares de herói da “Retirada da Laguna” participam da solenidade proposta por David
Na noite desta quarta-feira (26), aconteceu na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul a entrega da Comenda “Coronel Pedro José Rufino” que homenageou 26 cidadãos que contribuíram para construção e enriquecimento da cultura de MS. O evento proposto pelo deputado estadual Coronel David (PSL), contou com a presença de descendentes diretos do militar que dá nome a honraria.
O presidente da Assembleia Lesgislativa, Paulo Corrêa (PSDB), foi um dos condecorados. “Quero agradecer ao meu amigo deputado Coronel David que me agraciou com essa honraria, que significa luta, defesa de território e resistência, além de manter viva a história de um herói como foi o Coronel Pedro José Rufino”, afirmou o presidente da Casa de Leis.
Para o General Ramon Marçal da Silva, Comandante da 9ª Região Militar, é de fundamental importância que todos os brasileiros conheçam sua história. “Mato Grosso do Sul teve uma participação siginificativa na Guerra da Tríplice Aliança, e o dos principais momentos foi a Retirada da Laguna, onde o Coronel Pedro José Rufino teve grande empenho. Iniciativas como a do deputado Coronel David tem que permanecer sempre ativa, uma forma de reverenciar a nossa história,” concluiu o General Marçal.
“O Mato Grosso do Sul tem muitos heróis, e um deles foi meu Tri avô, e pra mim é uma alegria ver tanta gente importante do Estado serem homenageadas com essa comenda. Agredeço ao deputado Coronel David por dar continuidade a essas homenagens e resgatar a memória dos verdadeiros heróis sul-mato-grossenses," ressaltou Ricardo Maria Figueiró, Tri neto do Coronel Pedro José Rufino.
Comenda “Coronel Pedro José Rufino”
A comenda é concedida em alusão àqueles que se destacaram durante a batalha da Retirada da Laguna, na Guerra da Tríplice Aliança, um dos episódios que marcou a Guerra do Paraguai, ocorrida entre 1864 e 1870. De acordo com a justificativa do projeto, que deu origem a Redolução 3/2016, o nome de Coronel Rufino foi escolhido para a comenda devido à relevante contribuição do militar ao Mato Grosso do Sul. A resolução foi proposta pelo ex-deputado Junior Mochi.