Para fomentar cultura Barbosinha pede construção da Casa do Artesão em Eldorado

Imagem:
03/07/2019 - 11:48 Por: Luciana Bomfim   Foto: João Garrigó

Agricultores familiares e artesãos de Eldorado têm sentido falta de um espaço específico para comercializar e expor suas produções. Baseado nesta necessidade o deputado Barbosinha (DEM-MS) apresentou indicação na Assembleia Legislativa para solicitar, ao Governo do Estado, a construção da Casa do Artesão no município.

O espaço vai trazer um incremento substancial não só a estes segmentos, mas também para o trade turístico no município, acredita o deputado Barbosinha. “A construção da Casa do Artesão se faz necessária para fomentar o desenvolvimento do turismo através da venda dos produtos feitos pelos artesãos daquela região, bem como, contribuir com a geração de renda e desenvolvimento do município”, comentou o parlamentar.

O município de Eldorado tem se destacado como o maior produtor de melancia, melão e abóbora cabotiá de Mato Grosso do Sul, o que tem gerado grande produção de doces artesanais. O artesanato produzido na Aldeia Cerrito e no Distrito Morumbi, que utilizam argila, alumínio, madeira, palha, folha de coqueiro e outros elementos naturais, também tem ganhado visibilidade nacional para a região.

De acordo com a indicação a "latonagem" produzida pelos artesãos do município, conhecida na idade média como "repuxado" - desenho feito em alumínio macio na cor prata e pintado com betume da Judeia, tem tido destaque em programas de televisão que veiculam em rede nacional.

“Esta técnica usada pela artesã Mariza Souza foi apresentada no programa da Ana Maria Braga da Rede Globo de Televisão tornando nosso produto visto e reconhecimento para fora de Mato Grosso do Sul também”, disse o deputado.

A indicação foi encaminhada ao gabinete do deputado Barbosinha pelo vereador Devanir Pitton e encaminhada ao governador, Reinaldo Azambuja; com cópia para o secretário de Estado de Infraestrutura, Murilo Zauith; para a diretora-presidente da Fundação de Cultura de MS, Mara Caseiro e para o prefeito de Eldorado, Aguinaldo dos Santos.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.