ALMS promoverá seminário para discutir segurança alimentar e nutricional 

Imagem: Detalhes para a realização do evento, previsto para 4 de outubro, foram definidos durante reunião do grupo de trabalho
Detalhes para a realização do evento, previsto para 4 de outubro, foram definidos durante reunião do grupo de trabalho
10/07/2019 - 16:45 Por: Evellyn Abelha   Foto: Wagner Guimarães

Preocupados em melhorar as questões relativas à segurança alimentar e nutricional da população sul-mato-grossense, os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional promoverão um seminário sobre o tema na Casa de Leis. Os detalhes para a realização do evento, que está previsto para ocorrer no dia 4 de outubro, foram definidos durante reunião do grupo de trabalho na tarde desta quarta-feira (10).

Foram elencados quatro grandes temas para o seminário: insegurança alimentar - com o intuito de abordar a dicotomia fome e obesidade; segurança alimentar de populações em situação de vulnerabilidade social; uso de agrotóxicos e produção de alimentos orgânicos; e a política pública estadual da segurança alimentar e nutricional de MS.

A reunião, proposta pelo deputado Cabo Almi - coordenador do grupo -, foi conduzida pelo secretário de articulação política da Frente Parlamentar Paulo Ângelo. “Queremos que seja um seminário que discuta os principais temas do momento e que não seja restrito a uma área, mas que seja multiprofissional, envolvendo vários segmentos”, destacou o secretário.

Participaram do encontro representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), da Central Única dos Trabalhadores (CUT-MS), do Fórum Estadual de Economia Solidária (Fees), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), da Fundação Nacional do Índio (Funai), do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan), e do Movimento Camponês de Luta pela Reforma Agrária (MCLRA). A próxima reunião da Frente Parlamentar deve acontecer no dia 12 de agosto, às 14h.

Frente Parlamentar

Os trabalhos da Frente Parlamentar Estadual em Defesa da Segurança Alimentar e Nutricional (FPSAN) foram retomados com a publicação do Ato 16/2019 da Mesa Diretora, em 19 de março. O grupo de trabalho tem por finalidade debater, discutir, propor, buscar soluções e acompanhar a execução de políticas públicas relacionadas ao fortalecimento da segurança alimentar e nutricional. “A Frente Parlamentar reafirma o compromisso de estabelecer leis, decretos e, prioritariamente, o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional para a população”, afirmou o deputado Cabo Almi, ao justificar a continuidade do trabalho da Frente Parlamentar.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.