Panorama explora universo da cultura pop ao som da banda Seven Four

Imagem: Edição estreia no dia 18 de agosto às 17h30 no canal 9 da Net e também estará disponível no YouTube da ALMS
Edição estreia no dia 18 de agosto às 17h30 no canal 9 da Net e também estará disponível no YouTube da ALMS
09/08/2019 - 15:40 Por: João Humberto   Foto: Divulgação TV ALMS

A cultura popular, mais conhecida por cultura pop, pode ser definida como qualquer manifestação em que o povo produz e participa de forma ativa. Muito vigente no universo dos nerds e geeks, essa cultura será mostrada no próximo programa Panorama, que estreia neste domingo (11), às 17h30, na TV Assembleia. A atração conta ainda com entrevista do escritor campo-grandense P.J. Maia e participações de Renan Max, um dos criadores do podcast Drink Cast, e da banda Seven Four com seu Hard Pop. 

Embora o termo nerd seja atualmente usado por determinados grupos relacionados a interesses específicos como forma de se identificarem, já foi bastante utilizado como estereótipo para pessoas vistas como excessivamente intelectuais, já que estas gastam quantidade excessiva de seu tempo em atividades relacionadas à ficção ou fantasia. Com o avanço da tecnologia, essa tribo que antes era encarada com ausência de habilidades sociais se socializou e muito, tanto que hoje existe até o Dia do Orgulho Nerd, celebrado em 25 de maio. 

Dessa tribo surgiram os geeks, que são fãs de tecnologia, eletrônica, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes e séries. Seu significado evoluiu conotar "alguém que está interessado em um assunto (normalmente intelectual ou complexo) para sua própria causa".

Esses dois conceitos, bem como o amplo universo da cultura pop são destacados em matéria feita pelo jornalista João Humberto, produtor do programa, que entrevistou diversas pessoas ligadas ao mundo dos nerds e geeks como a dona da Casa da Bruxa CG, doceria e cafeteria inspirada em séries e filmes de fantasia; o curador do Museu do Videogame Itinerante; uma escritora de HQ e seu marido, autor de HQs; idealizadores do canal Baguete Apimentado, entre outros. 

Entrevista com o escritor campo-grandense P. J. Maia sobre seu livro “Espírito Perdido”, o primeiro de uma série de fantasia, também será exibida no programa. No bate-papo ele conta um pouco sobre essa história e também a respeito de como sua participação num clube de leitura de jovens escritores nos Estados Unidos o ajudou a desenvolver a paixão pela literatura. 


Programa terá participação de músicos

Hard Pop

Formada pelos músicos Dany Cristine, Marcelo Santana, Renato Monteiro e Leonardo Velbion, a banda Seven Four participa de um bate-papo bem legal com o apresentador Kleber Nogueira, intermediado por comentários do jornalista João Humberto e de Renan Max, criador do podcast Drink Cast. Eles explicam que a influência de artistas internacionais da música pop e do hard rock os impulsionou a pensar num som que misturasse esses dois estilos musicais. 

AC/DC, Led Zeppelin, The Who, Jimi Hendrix, Queen, Adele, Michael Jackson, Cássia Eller, Zeca Baleiro e Roberto Carlos são alguns dos artistas reverenciados pela Seven Four, que também executa músicas autorais, geralmente compostas pela vocalista Dany Cristine e o guitarrista Marcelo Santana, e que falam sobre temas como ‘crush’ impossível, prevenção ao suicídio e amores que fazem as pessoas flutuarem de paixão. 

O podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na internet criados pelos próprios usuários e que vem se popularizando muito nos últimos tempos. Em Campo Grande, o ‘Drink Cast’, criado por Renan Max e Mateus Molina, tem discutido com amplitude temas ligados à cultura pop de uma maneira geral. Aos moldes de uma conversa informal, a dupla geralmente oferece aos ouvintes dicas variadas como de filmes, séries, comidas, animes, desenhos etc. Muitas vezes eles contam com reforços de convidados e as edições finais podem ser conferidas no iTunes, SoundCloud, Spotify, entre outras plataformas. 

Após a estreia o programa Panorama vai ser exibido na grade de programação da TV Assembleia, sempre aos domingos e segundas às 17h30 e às quartas, a partir das 16h30. A TV Assembleia pode ser vista no canal TV ALMS no YouTube ou então neste link: www.al.ms.gov.br/tvassembleia.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.