Dezembro Verde de autoria do deputado Lucas de Lima é aprovado na Assembleia Legislativa

Imagem:
28/08/2019 - 12:37 Por: Nany Sene   Foto: João Ramão

A Assembleia Legislativa do estado de Mato Grosso do Sul aprovou nesta quarta-feira (28/08) em segunda votação o Projeto de Lei 143/2019 de autoria do deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade). “Dezembro Verde” é um projeto que prevê, “Não ao Abandono de Animais de Mato Grosso do Sul”. Institui que toda a primeira semana do mês de dezembro seja realizada a campanha de conscientização e proteção aos crimes de maus-tratos e abandonos.

Lucas de Lima criou o projeto para conscientizar a população e assim evitar que os animais sejam descartados, abandonados e maltratados. Os animais abandonados podem apresentar sérios problemas à saúde pública, pois se não cuidados de forma adequada, podem transmitir doenças à população. A divulgação desta lei será feita através de campanhas de conscientização em materiais publicitários que serão distribuídos à população e realização de eventos específicos.

No Brasil de acordo com dados atualizados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de animais abandonados ultrapassam os 30 milhões entre cães e gatos, chegando a ser o 5º crime mais cometido no país. O Poder Público, apesar de ter a obrigação de cuidar dos animais abandonados, infelizmente não tem condições estruturais e financeiras para dar conta da enorme demanda.

Lucas de Lima esclareceu o motivo pelo qual escolheu o mês de Dezembro: “Todos os anos milhares de animais são maltratados e abandonados. Infelizmente esse número aumenta no período de férias, quando muitas famílias saem para viajar e deixam seus animais de estimação sozinhos e trancados em casa. É preciso conscientizar a população que os animais precisam de cuidados e que deixar esses animais à mercê da sorte, além de ser cruel, é crime Ambiental e pode levar a pena de detenção e multa”. Explicou o deputado Lucas de Lima.

 

 

 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.