Site oficial tem recorde de acessos e há 17 anos leva o Legislativo à população

Imagem: Parte da equipe do site e mídias que realiza a cobertura da atuação parlamentar na Casa de Leis
Parte da equipe do site e mídias que realiza a cobertura da atuação parlamentar na Casa de Leis
20/09/2019 - 12:31 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Nos 40 anos de comemoração da instalação da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), a Agência de Notícias rememora as transformações históricas que permearam o Legislativo. Com o avanço da tecnologia, a Casa de Leis se aprimorou e há 17 anos lançou o site oficial, que trouxe transparência, ampliou o contato da população com os deputados estaduais e hoje tem recordes de acessos.


Somente de janeiro a setembro de 2019 foram mais de 242 mil acessos

Em 2019 foram registrados 30,3% a mais de visualizações se comparado com o mesmo período de 1º de janeiro a 19 de setembro do ano passado. Foram mais de 242 mil sessões de 86 mil usuários. Os homens representam a maioria do público que acessou neste período, sendo as pessoas com idades entre 25 e 34 anos as que mais clicaram no site oficial.

www.al.ms.gov.br foi criado em 1º de agosto de 2002, mesmo dia em que as primeiras matérias foram publicadas pela assessoria de imprensa da Casa, hoje chamada de Secretaria de Comunicação Institucional, que abrange a Gerência de Relações Institucionais, a Gerência de TV e Rádio e a Gerência de Mídias Sociais, que comanda as redes sociais e o jornalismo do site oficial (Agência de Notícias).

Desde àquela época, os deputados reconhecem que o site é instrumento da democracia. O presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), destaca a transparência. “Para nós sul-mato-grossenses, o site da ALEMS é motivo de orgulho. São muitos anos prestando um serviço essencial: o de informar e garantir a transparência de todas as ações dos deputados. Hoje, nosso portal funciona com publicações de matérias em tempo real, além de conteúdos especiais. Ao comemorar esses 17 anos, parabenizo toda a equipe de Comunicação da Assembleia, que tem a missão de produzir conteúdos e zelar para que tudo chegue o mais rápido possível e com qualidade a todos”, disse o presidente.


Acessos são maioria via computador, do Brasil, em horário comercial

O site ainda deu visibilidade aos demais canais de comunicação do Legislativo - TV Assembleia e a Radio Assembleia. O site institucional concentra as informações que abastecem todos os veículos oficiais, além das mídias sociais, e é igualmente fonte de pesquisa para outros profissionais de comunicação, além de disponibilizar conteúdo a todos que necessitam saber sobre o Legislativo. Com apoio da Mesa Diretora, nosso trabalho vem sendo aprimorado continuamente a muitas mãos”, explicou a gerente de Mídias Sociais, Fabiana Silvestre, atualmente no comando da redação jornalística da ALEMS.  


Redação de jornalismo e mídias socias 

Para o jornalista de política Leonardo Rocha, que há cinco anos ininterruptos faz a cobertura dos assuntos da Assembleia Legislativa para o site Campo Grande News, o portal da ALEMS colabora em várias etapas do trabalho. “Primeiro na cobertura das sessões, pois, mesmo participando delas, não conseguimos acompanhar todas as ações do dia, já que, em alguns momentos, estou entrevistando ou passando matérias por telefone. Então, ao final da sessão reviso no site se deixei passar algum discurso ou projeto. Nele, também consulto os detalhes de cada tramitação, levanto os temas priorizados pelos deputados, crio pautas a partir das ações de frentes, comissões e audiências. Com muito conteúdo e cobertura ampla do que é feito na Assembleia, o site é imprescindível para quem cobre o Legislativo, ferramenta de apoio, consulta e informação para o trabalho jornalístico”, considerou. 


Maioria dos usuários em 2019 foram homens 

Você também pode acompanhar o trabalho dos deputados estaduais lendo as notícias em tempo real - clicando aqui -, pesquisar detalhadamente um projeto ou uma lei aprovada - clique aqui - ou saber como usar nossas ferramentas de busca. O site contém recursos de acessibilidade inclusiva, com ajustes de contraste, aumento de fonte e recurso de leitura das matérias, com o programa Audima aos deficientes visuais e o programa VLibras, que traduz as notícias para a Língua Brasileira de Sinais aos deficientes auditivos. As fotos de todos os eventos são disponibilizadas pelos repórteres fotográficos em nosso Banco de Imagens.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.