Crise do Hospital Regional é discutida em audiência proposta por Antônio Vaz
A crise do principal hospital público de referência para Alta Complexidade e Pronto Atendimento de MS foi o assunto da audiência pública, realizada na tarde desta quinta-feira (29), no Plenário Júlio Maia da Assembleia Legislativa de MS.
O Deputado Antônio Vaz, presidente da comissão de saúde da assembleia, convocou os diretores do Hospital Regional, o Secretário Estadual de Saúde, representantes dos funcionários da instituição e representante do Ministério Público. Foram apresentados relatórios e discutida a possível terceirização com a transferência da gestão para uma OS. “ Essa audiência pública é o início de um grande debate. Nossa intenção é buscar soluções para a crise de gestão do Hospital Regional e estender a discussão para todo o Sistema Único de Saúde -SUS de MS. A audiência pública é o principal instrumento para o diálogo e a busca de soluções”, explicou Antônio Vaz.
O Hospital Regional tem 22 anos de funcionamento e no quadro de servidores estão 2.176 funcionários, 346 leitos funcionais, 22 especialidades, e atende 24 horas, com sistema de Pronto Atendimento e reponde por 22% das internações em MS, conforme o relatório apresentado pelo diretor-presidente da instituição, que também relatou dificuldade para financiar o custeio de demanda superior a capacidade, entre outras.
Participaram do evento os deputados Coronel David (PSL), Pedro Kemp (PT) e Renato Câmara (MDB), secretário estadual de saúde Geraldo Resende, o diretor-presidente do HR Marcio Eduardo de Souza Pereira, presidente do sindicato dos trabalhadores em seguridade social, Ricardo Bueno e Filomela Aparecida Depolito Fluminhan, Promotora de Justiça e centenas de representantes dos servidores da instituição.