MS poderá ter Semana de Conscientização e Combate a Prática de Queimadas Urbanas

Imagem: Proposta foi apresentada pelo deputado Lucas de Lima
Proposta foi apresentada pelo deputado Lucas de Lima
03/09/2019 - 10:54 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Na sessão ordinária desta terça-feira (3), o deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) apresentou Projeto de Lei que institui a Semana Estadual de Conscientização, Prevenção e Combate a Prática de Queimadas Urbanas. Uma campanha deverá ser realizada anualmente, na segunda semana do mês de agosto, para mobilizar a sociedade e os órgãos públicos.

O projeto estabelece seis diretrizes como a orientação dos servidores e prestadores de serviços contratados pela Administração Estadual, intensificação das ações de fiscalização, redução da emissão de fumaça e poluentes, preservação do meio ambiente, entre outras. Na Semana deverão ser realizados seminários e palestras, enfocando os trabalhos realizados e os resultados alcançados.

O Governo do Estado ficará responsável em realizar limpezas, recolhimentos de materiais depositados e implantação de aceiros nas áreas envoltórias dos parques estaduais, praças e propriedades estaduais suscetíveis a queimadas. A Defesa Civil e diversos órgãos estaduais também serão mobilizados para a campanha.  

“Nossa legislação possui diversas normas que tentam impedir, dificultar e autuar quem faz queimadas. A falta de fiscalização, de coerção aos infratores e, principalmente, de um maior empenho na educação e conscientização das pessoas, torna a legislação inócua, posto que não produz os efeitos para os quais foi criada”, afirmou o deputado.      

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.