Antônio Vaz propõe comenda em homenagem aos jornalistas

Imagem:
03/09/2019 - 14:23 Por: Heloíse Gimenes e Evellyn Abelha    Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Antônio Vaz (Republicanos) apresentou durante a sessão ordinária desta terça-feira (3) o Projeto de Resolução 44/2019 que cria a Comenda do Mérito Davis Merrit, em comemoração ao Dia Estadual dos Profissionais de Comunicação: Jornalistas no Serviço Público. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Conforme a proposição, a comenda deverá ser entregue, anualmente, em 7 de abril, data em que se celebra o Dia do Jornalista, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931. “Trata-se de mais uma oportunidade para reconhecermos os profissionais de comunicação, que são importantes para a conscientização da população, da inclusão e da participação social e política dos cidadãos”, destacou o parlamentar.

Davis Merrit foi um dos profissionais mais envolvido com o jornalismo cívico. Editor do The Wichita Eagle, ele defendeu que o jornalismo deveria ir além de dar notícias, visando uma visão mais ampla, de contribuir para melhorar a vida pública. Para Merrit, era preciso conceber os leitores não como consumidores, mas como atores da vida democrática.

Dia dos Profissionais de Comunicação

Para instituir o Dia Estadual dos Profissionais de Comunicação: Jornalistas no Serviço Público, Vaz também apresentou o Projeto de Lei 216/2019. “A proposta é reconhecer esse trabalho de suma importância para o Poder Público, pois visa apresentar o Jornalismo Público como uma forma viável de se desenvolver a cidadania e de estimular a sociedade para causas sociais que necessitam da coletividade”, justificou o parlamentar.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.