Orgulho define a celebração dos 21 anos de regulamentação do educador físico

Imagem: Profissionais de Educação Física foram homenageados em sessão solene na Alems
Profissionais de Educação Física foram homenageados em sessão solene na Alems
03/09/2019 - 22:42 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Melhora do condicionamento físico, motivação e obtenção de resultados concretos estão entre as possibilidades existentes quando há orientação de um profissional de Educação Fisica na prática de qualquer atividade esportiva. A sessão solene realizada nesta terça-feira (3) no Plenário Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems), celebrou os 21 anos da regulamentação desta profissão no Brasil, instituída pela Lei 9696, de 1 de setembro de 1998.


Na tribuna, o propositor do evento, deputado Herculano Borges

O reconhecimento ao trabalho dos educadores físicos foi proposto pelo deputado e 2º secretário da Casa de Leis, Herculano Borges (Solidariedade) ocorre na Semana do Profissional de Educação Física, instituída pela Lei Estadual 3.792, de 25 de novembro de 2009 (confira na página 2 do Diário Oficial de MS). A data é celebrada anualmente na semana de 1º de setembro, quando se comemora o Dia Nacional do Profissional de Educação Física.

Herculano Borges se emocionou ao falar da importância do profissional de Educação Física. “Celebramos os 21 anos de regulamentação de nossa profissão, é momento muito especial. Diziam na época que éramos a profissão do futuro, esse futuro chegou, é agora. O profissional foi se valorizando e se adequando, com ampla inserção no mercado de trabalho. Estamos em todos os lugares, praças, parques, academias, junto aos profissionais de saúde, assumindo um papel de destaque na sociedade. Sou fruto do esporte e para ser um bom profissional de Educação Física é necessário amar pessoas”, registrou o parlamentar.

Rogério Jean Moura Gonçalves, do Conselho Regional de Educação Física (CREF13/BA), lembrou o fortalecimento da profissão. “Hoje após 21 anos todos que estamos aqui vinculados a essa profissão estamos comemorando com muita alegria, feliz em estar ao lado de profissionais desta estirpe e colegas que nos representam com muita competência, o senhor deputado Herculano Borges e todos aqui construíram a melhor profissão que existe em nosso País”, considerou.

Luiz Antonio Stopa, presidente do CREF11/MS ressaltou o nível atingido pela profissão. “A Educação física conseguiu chegar, em tão pouco tempo a esse patamar de regulamentação profissional, só no Estado temos 8 mil registros no Conselho Regional. Somos uma profissão singular e fomos forjados na luta. Somos talhados a não esmorecer e lutar sempre, trabalhar em grupo, nos irmanar, trabalhar dentro de um mesmo ideal, por isso a Educação Física é forte, por seus professores, pois trabalhamos o coletivo desde o início, é a profissão do momento. Vocês aqui comungam do mesmo ideal que o meu, a valorização da nossa profissão. Temos muito a contribuir para o desenvolvimento do Brasil”, declarou.

O vereador João Rocha (PSDB), e também educador físico, considerou que os profissionais da área fazem a diferença. “Temos tantos profissionais registrados no País, a nossa profissão temo o dom do encantamento. Nós, profissionais de Educação Física, somos encantadores, capazes de trabalhar o corpo e a mente em harmonia para atingir a alma na promoção da saúde, de alegria, de liberação de substâncias químicas que podem transformar as pessoas. É por isso que estamos hoje aqui festejando sem nos esquecermos daqueles que construíram passo a passo para que hoje pudéssemos estar aqui”, analisou.

O diretor-presidente da Fundesporte, Marcelo Ferreira Miranda, falou da parceria da Assembleia Legislativa com o governo do Estado no fomento do esporte. “Destaco aqui a parceria contínua com esta Casa de Leis, que permitiu a ampliação da bolsa atleta, que emendas parlamentares sejam também destinadas ao esporte, pela aprovação unânime do projeto de lei que concede o bolsa técnico, reconhece o profissional medalhista. O que mais me alegra é que temos mais de 80% profissionais desta área nas escolas sul-mato-grossenses”, informou.

Homenageados  


Educadores físicos homenageados e mesa de autoridades

Foram homenageados com a Medalha do Mérito da Educação Física João Batista Campagnani Ferreira os seguintes profissionais: Carlos Muchão Castilho, Antônio Pereira de Moura, Belquice Florentin Falcão, Cintia Alves, Elson Canteiro de Sá Filho, Profª Dra. Fabiana Maluf, Gabriel Silverio da Silva, João Serrou Bonfim, Prof. Dr. Joel Saraiva Ferreira, Prof. Dr. Marcelo Victor da Rosa, Prof. Me. Rafael do Nascimento Valente, Renato da Silva Branco, Ronaldo Pires da Costa, Cintya Praça de Almeida Pinheiro, Cândida dos Santos, Elenice Rodrigues de Almeida, Eliana de Mattos Carvalho, Prof. Dr. Fernando Cesar de Carvalho Moraes, Raquel Anani da Silva Bryk, José Tiemitu Midoguti, Jenivaldo Gomes Duda (Jamica), Paulo Martins Pereira, Ernani Tomaz da Silva, Eric Douglas Costa Montenegro, Profª Me. Marayl Caldas, Amauri Tetila, Diego Bezerra de Souza e Roberto Rós Perez.

Palestra


Palestrante abordou metodologias para o sucesso nas aulas

Antonio Ricardo Catunda, do CREF1-G/CE, abordou as Metodologias ativas para eficiência no ensino de Educação Física. “São um elemento fundamental para trabalhar uma premissa para as políticas públicas na área e para serem exitosas, aquele que está frente precisa ter um conhecimento diferenciado que incendie esses jovens na constante busca do conhecimento. O envolvimento de alunos e professor, com alunos motivados e professor mobilizado com objetivos que gerem ação e aprendizagem, resulta em um comportamento diferenciado nos aprendizes, em que o aluno é responsável pelo processo de aprendizagem possibilitando diversos êxitos em uma aula, respeitando as diferenças em aptidões de cada uma, fortificando em todos o trabalho em equipe e comunicação, tomada de resolução e lideranças, resolução de problemas e criatividade e a gestão de tempo e recursos”, explicou.

Também participaram do evento os deputados Eduardo Rocha, 1º vice-presidente da Casa de Leis, João Henrique (PL), Marçal Filho (PSDB) e Renato Câmara (MDB), e outras autoridades.

 

 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.