Frente Parlamentar discute nesta terça-feira sobre Unidades de Conservação de MS

Imagem: Deputado Renato Câmara é o propositor da reunião da Frente Parlamentar
Deputado Renato Câmara é o propositor da reunião da Frente Parlamentar
09/09/2019 - 14:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Os integrantes da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental reúnem-se, nesta terça-feira (10), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems,) para discutirem legislação, atividades nas Unidades de Conservação (UCs) e situação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. Proposta pelo presidente do grupo de trabalho, deputado Renato Câmara (MDB), a reunião será realizada a partir das 14h no Plenário Deputado Júlio Maia, na Casa de Leis.

Entre os assuntos previstos na pauta está a discussão sobre a legislação que normatiza as Unidades de Conservação do Estado. Na ocasião, o turismólogo Leonardo Tostes Palma, gerente das UCs do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) apresentará minuta de projeto de lei que cria o Sistema Estadual de Unidades de Conservação. Ainda em relação ao tema, o chefe do Parque Estadual do Ivinhema, Reginaldo Oliveira, ministrará palestra sobre avanços e dificuldades para regulamentação de atividades nas UCs.

Também será discutida, na reunião, a situação fundiária e legal do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. O analista ambiental Sandro Roberto da Silva Pereira, chefe do Parque, falará sobre o assunto. Já o biólogo André Luiz Siqueira, representante da Organização Não Governamental (ONG) Ecologia e Ação (Ecoa), apresentará proposta de audiência pública sobre o Parque da Bodoquena.

Instituída pelo Ato da Mesa Diretora 04/2019, a Frente Parlamentar para o Desenvolvimento das Unidades de Conservação Ambiental objetiva promover discussões e ações de defesa da preservação do meio ambiente. Além do deputado Renato Câmara, o grupo tem participação de representantes de diversas entidades e dos parlamentares Antônio Vaz (Republicanos), Coronel David (PSL), Eduardo Rocha (MDB), Evander Vendramini (PP), Herculano Borges (SD), Jamilson Name (PDT), João Henrique (PL), Lidio Lopes (PATRI) e Marcio Fernandes (MDB).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.