Administradores são homenageados em noite de festa na Assembleia Legislativa

Imagem: Profissionais e acadêmicos de Administração foram homenageados durante sessão solene na Assembleia
Profissionais e acadêmicos de Administração foram homenageados durante sessão solene na Assembleia
12/09/2019 - 21:20 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Indispensáveis nas rotinas de empresas privadas e públicas, profissionais da Administração foram homenageados em sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (12) no Plenário Deputado Júlio Maia, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Proposto pelo deputado Felipe Orro (PSDB), o evento integra o calendário de comemorações do Dia do Administrador, celebrado em 9 de setembro. Os homenageados receberam as comendas do “Mérito Legislativo Mary Parker Follet”, “Educador Emérito 2019”, “Personalidade Destaque do ano de 2019”, “Peter Ferdinand Drucker” e “Acadêmicos Emérito 2019”.


Propositor da sessão, Felipe Orro afirmou ser um defensor da profissão 

Além do deputado Felipe Orro, a mesa de autoridades foi composta pelo presidente do Conselho Regional de Administração do Estado (CRA-MS), Rogério Eloi Gomes Bezerra, pelo presidente da Comissão Especial de Capacitação, Títulos e Homenagens e vice-presidente do CRA-MS, Valdir da Costa Pereira, pelo diretor administrativo e financeiro do CRA-MS, Marcelo Gomes Soares, e pelo diretor de fiscalização e registro CRA-MS, Alex Sandre Rodrigo Pereira Cazelli.

“Sou um defensor da profissão”, afirmou o deputado, que é autor de projeto que deu origem à Resolução 47/2013, que cria a “Comenda do Mérito Mary Parker Follet”. “O administrador é um profissional imprescindível em empresas públicas e privadas. Sem esse profissional, ocorrem enormes problemas de gestão em diversas áreas e muitas empresas fecham as portas”, considerou o parlamentar. “Sei da importância da administração nos municípios, estados e no país, tanto para as pequenas quanto para as grandes empresas. Eu saúdo e parabenizado os homenageados”, finalizou.

O presidente do CRA, Rogério Bezerra, disse se sentir honrado em representar a entidade na audiência. “Esta é uma noite especial. A realização desta sessão solene é corolário da dedicação, do esforço dos profissionais da Administração, que atuam em prol da profissão e do desenvolvimento da sociedade sul-mato-grossense”, discursou. “O administrador é o profissional capacitado a sistematizar práticas para gerir organizações. Mas o bom administrador, além do conhecimento técnico, tem percepção da realidade e, na sua atuação cotidiana, prima pela conduta ética e responsável”, considerou.


Rogério Bezerra, presidente do CRA: "Esta é uma noite especial"

Homenageados

A principal honraria, a “Comenda Mary Parker Follet”, foi entregue à professora doutora Roosiley dos Santos Souza. Também foram homenageados os profissionais Alex Sandro Richter Won Muhlen, reconhecido com a comenda “Personalidade Destaque de 2019”, Alceu Richetti, que recebeu a comenda “Educador Emérito 2019” e Paulo Henrique de Oliveira Freitas, agraciado com a comenda “Peter Ferdinand Drucker”.

Acadêmicos, que têm se destacado nas diversas instituições de Mato Grosso do Sul, também tiveram seus esforços e dedicação reconhecidos. Os homenageados foram: Adryel Henrique de Aquino, Arlete Machado da Silva, Cassio Ruan Viana Barbosa, Conrado Romero Vignoli, Eduardo Alves Barbosa, Luan Molas Dias, Fernanda Sápia Silva, Franciele Rosa de Souza, Gilberto Reginaldo dos Santos Saldanha, Juliana Ovelar da Silva, Luan Molas Dias, Manoel Eugênio Pereira Crispim, Márcio Arruda Ribeiro Junior, Marta Sara da Silva, Mateus Riquielme Tabosa, Poliana Rodrigues de Jesus Bruns, Stephanie da Silva Vareiro Papa

Emoção


Roosiley Souza: "Obrigado por ajudarem a compor a minha história"

Depois das entregas das comendas, a professora Roosiley ocupou a tribuna para fazer os agradecimentos. Emocionada, ela lembrou da trajetória de Mary Parker Follet, conhecida como a “Profetisa do Gerenciamento”. “Gratidão é a palavra que tenho para expressar este momento. Fico muito honrada em receber a comenda”, disse, emocionada.

Com voz embargada, ela agradeceu a Deus e a seus pais. “Obrigado a meus pais por tudo que me ensinaram, pelos valores que deixaram como legado, valores que carrego por toda a vida”, afirmou. “Os planos de Deus sempre se mostraram maiores que os meus”, disse antes de citar trecho da música “Tocando em frente”, de Almir Sater.  “Cada um de nós compõe a sua  história. Gratidão à Assembleia Legislativa por me ajudar a compor a minha”.

Mary Parker Follet

A principal comenda entregue a administradores de Mato Grosso do Sul homenegeia a advogada, filósofa, economista e administradora Mary Parker Follet. Nascida em 1868, em Boston, nos Estados Unidos, Mary é reconhecida por ideias e métodos inovadores na Administração. Ela defendeu concepções de Administração para além de sua época, como resolução criativa de conflitos. Mary Follet morreu em 1933, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.