Setembro Amarelo: Mais um projeto fortalece ações de prevenção ao suicídio

Imagem: Ações são em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio
Ações são em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio
18/09/2019 - 10:19 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

O deputado Marçal Filho (PSDB) apresentou projeto de lei que determina a afixação de cartaz informando o telefone do Centro de Valorização da Vida – o 188 – em locais de fácil visualização em espaços públicos, com grande circulação de pessoas. A medida visa fortalecer as ações de combate à depressão e prevenção ao suicídio, entoada pela campanha Setembro Amarelo.

O cartaz deverá medir no mínimo 297x210 (Folha A4) com letra legível contendo os dizeres “CVV.Como vai você? Ligações de prevenção do suicídio feitas para o CVV através do número 188” e deve ser afixado em locais como “terminais rodoviários, veículos de transporte coletivo, unidades de saúde, escolas, instituições financeiras e estabelecimentos públicos e privados”. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

O parlamentar subiu à tribuna para defender o projeto e citar lei de sua autoria publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (18), que estabelece campanha permanente de prevenção e combate à depressão – saiba mais aqui. Marçal ainda mostrou almofada da campanha da Cruz Vermelha

“Tenho certeza que aqui tem muitas pessoas que se identificam com o grito de socorro preso na garganta. Tem que procurar médico e profissional qualificado, buscar ajuda. Os dados são alarmantes, por isso defendo a presença de profissionais na rede pública de saúde. E nas escolas são onde os jovens demonstram na automutilação. Estima-se que 90% dos casos de suicídio são evitáveis. Por isso nossa mobilização com propostas e ações para prevenção”, defendeu o deputado Marçal.

Saiba outras ações na Casa de Leis sobre o tema na matéria especial clicando aqui

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.