Projeto de Lei institui o Dia de Nossa Senhora da Candelária

Imagem: Padroeira de Corumbá é pauta de proposta
Padroeira de Corumbá é pauta de proposta
25/09/2019 - 10:01 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Começou a tramitar nesta quarta-feira (25), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, o Projeto de Lei que inclui no Calendário Oficial do Estado o Dia de Nossa Senhora da Candelária, padroeira do município de Corumbá. A celebração deve ocorrer, anualmente, no dia 2 de fevereiro. A proposta é de autoria do deputado estadual Evander Vendramini (PP).

No município já existe uma lei que decretou o dia 2 de fevereiro como feriado . “Conforme a devoção popular, durante a Era Cristã toda mulher deveria ser purificada 40 dias após dar à luz. Esse ato era chamado de candeias, como menção ao trajeto de Maria até o templo, como uma procissão, na qual os acompanhantes levavam velas acessas. Portanto, é uma data em que os católicos comemoravam a purificação de Maria”, afirmou o deputado.

A Virgem de Candelária apareceu em uma praia na Ilha de Tenerife, na Espanha, em 1.400. A imagem foi guardada em uma caverna, onde séculos mais tarde foi construída o Templo Basílico Real da Candelária. A devoção espalhou-se pela América, chegando ao Brasil na época da colonização.

“Sua história de amor, fé e afinidade espiritual está ligada ao município. A festa de celebração em Corumbá atrai peregrinos de vários lugares do mundo”, destacou Evander. A matéria segue agora para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).    

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.