Neno Razuk quer que agentes de segurança pública tenham Libras nos cursos de formação

Imagem:
26/09/2019 - 13:32 Por: Assessoria   Foto: Luciana Nassar / Agência ALEMS

No Dia Nacional do Surdo, o deputado estadual Neno Razuk apresentou Projeto de Lei para que os agentes da segurança pública (policiais civis, militares, bombeiros, agentes penitenciários e de segurança socioeducativa) possam ter a disciplina de Libras nos cursos de formação e capacitação. Além disso, o projeto prevê que os profissionais capacitados sejam identificados por algum meio que possa ser acrescentado à farda ou uniforme.

“Desta forma, a pessoa surda consegue identificar visualmente que aquele agente da segurança está capacitado para estabelecer uma comunicação. A pessoa surda irá se sentir mais à vontade e não passará por constrangimento”, declarou o deputado.

Conforme o projeto, as aulas poderão ser ministradas por profissionais integrantes do quadro de funcionários públicos do Estado, voluntários, cedência ou parceria com instituições. Durante sua fala , Neno Razuk destacou que Mato Grosso do Sul tem quase 107 mil pessoas com algum grau de deficiência auditiva.

Por fim, ele ressaltou que a capacitação dos profissionais garante a segurança e suporte devidos nas mais diversas situações, desde um atendimento corriqueiro a até mesmo situações emergenciais, proporcionando às pessoas surdas tratamento igualitário nas questões inerentes à segurança pública.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.