Práticas de Educação Especial são tema do MS em Pesquisa da TV ALEMS

Imagem: Entrevista com a vice-reitora da UEMS, Celi Neres, traz práticas de educação especial que incluem o cinema para o público cego
Entrevista com a vice-reitora da UEMS, Celi Neres, traz práticas de educação especial que incluem o cinema para o público cego
04/10/2019 - 16:13 Por: Thiago Frison   Foto: Divulgação TV ALEMS

Mais uma edição do MS em Pesquisa, da TV ALEMS, já está disponível na programação do canal do legislativo. Nesta edição, Thiago Frison conversa com a vice-reitora da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), professora Celi Correa Neres, coordenadora de programa de pós-graduação sobre Educação Especial na instituição, sobre projetos de extensão que trabalham com o tema.

Um desses é o Inclusão em Tela. A ideia, explica Celi, é que filmes sejam adaptados para que qualquer público, seja ele surdo ou cego, possa acompanhá-lo. Após esses filmes, rodas de conversa são feitas com o grupo, o que possibilita a construção de novos conhecimentos e práticas sobre acessibilidade e inclusão.

Outro projeto desenvolvido nacionalmente, com participação da UEMS, é o da construção de um banco de dados inédito sobre Educação Especial por meio do Projeto Pioneiros. Relatos de profissionais sul-mato-grossenses estão sendo coletados e documentos científicos produzidos por pesquisadores do estado passam agora por processo de indexação,  que é a listagem e o arquivamento. A futura biblioteca digital terá grande potencial para o desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.

O MS em Pesquisa é exibido na TV Assembleia às terças e quintas, às 16h30, aos sábados às 15h e aos domingos às 16h, e mostra que Mato Grosso do Sul tem papel importante na produção científica brasileira. O programa pode ser acompanhado também na TVE Cultura e no canal do YouTube da Casa de Leis.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.