Gerson Claro pede melhorias em sinalização próximo a escola e CEINF

Imagem: Gerson Claro pede sinalização em bairros da Capital
Gerson Claro pede sinalização em bairros da Capital
16/10/2019 - 13:21 Por: Fernanda Fortuna   Foto: Carlos Godoy

O deputado estadual Gerson Claro (PP) está solicitando à Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) a melhoria de sinalização nas proximidades de escola e CEINF (Centro de Educação Infantil) em Campo Grande.

O expediente, apresentado nesta manhã (16) no plenário da Assembleia Legislativa, foi encaminhado ao diretor do órgão, Janine de Lima Bruno.

A solicitação contempla a instalação de um semáforo no cruzamento das ruas Terlita García e Tanu Pilai, na Vila Manoel Taveira, e uma faixa elevada para pedestres (Traficalm) na rua Tercília de Melo, em frente ao CEINF Lafayete Câmara de Oliveira, no Bairro Santa Carmélia.

Gerson Claro explica que a carência do semáforo no Manoel Taveira se deve à grande circulação de estudantes da escola municipal Eulália Neto Lessa.

“Esse cruzamento é na rua da escola. No horário de pico, o tráfego de carros aumenta consideravelmente, somado aos alunos que entram e saem do colégio e precisam atravessar a rua, vem gerando transtornos e riscos de acidente”, alerta o deputado.

O mesmo problema ocorre no bairro  Santa Carmélia, próximo ao CEINF, o que justifica o pedido de melhorias de sinalização no local.

A faixa elevada, mais conhecida como Traficalm, é uma mistura de lombada (ondulação transversal) com faixa de pedestre, e sua finalidade é permitir que o pedestre não necessite mudar o nível que se encontra, o que facilita a mobilidade de pessoas com restrições físicas, crianças, idosos e cadeirantes.

Isso porque, ao invés de o pedestre ter que descer ao nível da pista e depois retornar ao da calçada, é o veículo que se vê obrigado a diminuir a velocidade pelo obstáculo que é colocado à sua frente.

“A sinalização, sem dúvidas, vai melhorar a vida de estudantes, pais e professores do CEINF, além de toda a comunidade que circula pela região”, concluiu o parlamentar.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.