Gerson Claro clama que STF defenda a Constituição para manutenção da democracia

Imagem: Deputado Gerson Claro falou sobre julgamento que pode beneficiar presos pela Operação Lava Jato
Deputado Gerson Claro falou sobre julgamento que pode beneficiar presos pela Operação Lava Jato
17/10/2019 - 10:37 Por: Fernanda Kintschner   Foto: Luciana Nassar

Essa quinta-feira (17) o foco nacional está voltado ao julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre prisões em 2ª instância, tema que foi fala na tribuna da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelo deputado Gerson Claro (PP), que pediu para que a Suprema Corte reafirme a defesa da Constituição Federal, em quaisquer julgamentos.

“Subo à tribuna para fazer um clamor na defesa da Carta Magna para este julgamento e que o STF começa a partir de hoje. E que os ministros não ouçam o clamor popular ou interesses de partidos e pessoas. Temos que evitar o estrabismo republicano, confundindo pessoas com instituições, pois as pessoas passam, mas as instituições não”, defendeu Gerson Claro.

O deputado disse que a manutenção da democracia é feita com respeito à Constituição, o Estado democrático de direito e à civilidade, e ainda citou exemplos de países em crise política, como o Peru, que estaria “em guerra pública com os extremismos que estão destruindo a democracia”.

O julgamento poderá beneficiar 38 condenados da Lava Jato, dentre eles o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, que está preso. Também na tribuna, o deputado Pedro Kemp (PT), defendeu que há uma série de denúncias, envolvendo vários partidos, que foram revistas. “Mas a única decisão ainda não revista até hoje era a da prisão do ex-presidente. Lula vai morrer na cadeia, pagando pelo ódio que as pessoas têm pelo projeto que ele defende, pelo fim da desigualdade social, fim da miséria”, lamentou Kemp.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.