Kemp comenta os números de desigualdade social divulgados pelo IBGE

Imagem: Desigualdade econômica no País é um dos assuntos que preocupa o deputado Pedro Kemp
Desigualdade econômica no País é um dos assuntos que preocupa o deputado Pedro Kemp
17/10/2019 - 10:49 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Pedro Kemp (PT) subiu à tribuna nesta quinta-feira (17) para falar sobre os números divulgados ontem sobre a desigualdade social no Brasil, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Os dados são preocupantes em um País que tem a economia forte e muitos recursos naturais. A razão entre os rendimentos médios mensais da população composta pelo 1% dos  maiores rendimentos entre a população composta pelos 50% dos menores rendimentos são R$ 27.744 para 1%, ou seja, em média, 33,8 vezes o rendimento da metade da população com os menores rendimentos, cujo rendimento médio mensal era de R$ 820. O nível de desigualdade no Brasil atingiu infelizmente o maior patamar”, destacou.

 “Acredito que o modelo de gestão utilizado pelo Governo Federal é extremamente injusto e excludente com os mais vulneráveis. Nosso País já esteve no ranking de altos índices, exatamente nos governos petistas em que foi combatida a miséria, a fome, diminuindo a desigualdade social e a pobreza. O que está acontecendo é um escândalo, o Brasil com essa potencialidade ter esse nível de desigualdade social”, completou o deputado Pedro Kemp.

Kemp ainda comentou recente declaração do presidente Jair Bolsonaro (PSL) sobre o Programa Bolsa Família. “O que vemos até agora são cortes de recursos em várias áreas provenientes do Governo Federal. Foi anunciado recentemente o pagamento do décimo-terceiro relativo ao Programa Bolsa Família, instituído ainda na época do governo Lula em 2003. A presidência era contra o programa anteriormente, agora passou a ser bom?”, registrou o parlamentar.


Deputado Capitão Contar em aparte durante o grande expediente

O deputado Capitão Contar (PSL) defendeu, em aparte, o Governo Federal. “Com relação ao Programa Bolsa Família, vim aqui esclarecer que, se não fosse a atitude do Governo Federal de rever os cadastros, retirando os que recebiam indevidamente, não haveria recursos para pagar o décimo-terceiro. O nosso governo prefere ‘entregar a vara e ensinar a pescar o peixe’, temos atitude e trabalho. Tenha certeza que este País vai prosperar”, ressaltou.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.