ALEMS proporciona "aula diferente" a estudantes de duas instituições de ensino

Imagem: Alunos do curso de Jornalismo da UCDB e da Escola Paulo Freire durante visita à Assembleia Legislativa
Alunos do curso de Jornalismo da UCDB e da Escola Paulo Freire durante visita à Assembleia Legislativa
18/10/2019 - 17:30 Por: Osvaldo Júnior   Foto: UCDB


Jacir Zanatta na redação da TV ALEMS (Foto: Lethícia Rodrigues)

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi a sala de aula de alunos de duas instituições de ensino de Campo Grande nesta semana. Acadêmicos de Jornalismo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e estudantes da Escola Paulo Freire conheceram as dependências, atividades legislativas e as rotinas dos profissionais da Casa de Leis.

Na manhã de quarta-feira (16), acadêmicos da UCBD visitaram as redações do site, da televisão e da rádio da ALEMS, como parte do projeto da instituição de ensino, denominado “72 horas de Jornalismo”. Também acompanharam o trabalho dos profissionais da Comunicação e conheceram a rotina de produção de material jornalístico no Parlamento estadual. O projeto da UCDB, de acordo com o professor do curso, Jacir Alfonso Zanatta, visa à aproximação do futuro profissional à realidade do mercado de trabalho.

“Eu não conhecia a Assembleia. Eu gostei muito. Conheci muita coisa. A transmissão da sessão é semelhante a de qualquer emissora. Foi legal saber disso”, comentou a acadêmica Lethícia Rodrigues. “Ficamos até o final da Ordem do Dia. Todos os profissionais explicaram certinho o que cada um faz. Foi muito bom, obrigada pela experiência”, acrescentou.


Estudantes aprenderaram sobre o Legislativo (Foto: Gláucia Jandre)

No dia seguinte, foi a vez dos estudantes do programa bilíngue da Escola Paulo Freire visitarem a Casa de Leis. “Os nossos alunos já falam inglês, então não estamos ensinando ‘inglês’, mas sim estamos ensinando ‘em inglês’. Como os alunos estão aprendendo sobre os três poderes, e principalmente sobre o Poder Legislativo. É esse o assunto que abordamos neste passeio”, explicou o professor do programa, Rafael Oliveira.

Para a aluna Isabela Lübi, a experiência foi enriquecedora. “O passeio foi bem educativo. Já estive aqui com minha mãe e padrasto, mas hoje foi a primeira vez que assisti a uma sessão ordinária”, comentou Isabela.

Interessados em realizar, com alunos, visita à ALEMS devem enviar ofício de solicitação à Presidência da Casa de Leis. Nesse documento, devem ser informados o dia, o horário e a quantidade de alunos que participarão da visita. É importante, também, contatar o setor de Cerimonial, pelo telefone (67) 3389-6359.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.