Adultos na fase jovem podem ter preferência em exames para o diagnóstico de câncer

Imagem: Proposta de Antonio Vaz amplia preferência em exames para diagnóstico e tratamento do câncer
Proposta de Antonio Vaz amplia preferência em exames para diagnóstico e tratamento do câncer
30/10/2019 - 10:14 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

O deputado estadual Antonio Vaz (Republicanos) apresentou nesta manhã (30) projeto de lei que determina o atendimento preferencial e emergencial na realização de qualquer exame na fase de diagnóstico e tratamento da suspeita de câncer em crianças, adolescentes e adultos na fase jovem (entre 19 a 40 anos), no Estado.

Os exames e os tratamentos somente serão realizados mediante apresentação de um laudo médico atestando o pré-diagnóstico da doença. O Poder Executivo poderá planejar estratégias específicas a fim de dar cumprimento ao estabelecido nesta Lei, garantindo a resolutividade dos serviços com o estabelecimento de indicadores, metas e prazos.

Se a proposta receber parecer favorável à sua tramitação na Casa de Leis pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), e pelas comissões de mérito, sendo aprovada também nas votações em plenário, torna-se lei e entra na data de sua publicação no Diário Oficial Eletrônico do Estado.

Antônio Vaz justificou a sua proposição. “Devido ao grande avanço precoce da doença em crianças, adolescentes e adultos na fase jovem, que não conseguem investigar, diagnosticar a doença a tempo, pelo Sistema Único de Saúde [SUS], alguns acabam indo a óbito sem obter o tratamento devido. Se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados, a maior parte das crianças, adolescentes, e adultos na fase jovem podem ser curados”, explicou.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.