Lidio Lopes apresenta balanço das atividades da Frente sobre Assistência Social

Imagem:
20/11/2019 - 10:12 Por: Sohane Gomide   Foto:

O deputado estadual e coordenador da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, Lidio Lopes realizou a última reunião do ano da Frente nesta terça-feira (19) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante o encontro foi apresentado o balanço dos resultados das atividades durante 2019, entre elas reunião com prefeitos dos municípios do Estado; envio de carta, ao Congresso Nacional, com os desafios vivenciados pela área no MS; e articulação de agenda com o Ministro da Cidadania, Osmar Terra.

“Hoje, nós realizamos a última sessão da Frente, para fazermos uma prestação de contas e vermos o que conseguimos avançar no decorrer deste ano, principalmente no que tange aos recursos para atendimento das demandas da Assistência Social de Mato Grosso do Sul. Com o trabalho do grupo, a gente conseguiu avançar”, destacou o coordenador da Frente e proponente da reunião, deputado Lidio Lopes (PATRI).

Além dos resultados das atividades do ano, também foram debatidos novos tópicos tais como: atraso de quatro meses no repasse do Fundo Estadual de Assistência Social (Feas); a retirada de cerca de 23 mil pessoas do Vale Renda; e o atraso no pagamento das emendas parlamentares.

De acordo com o deputado Lidio Lopes, o grupo buscará apoio junto ao Congresso Nacional. “Vamos propor uma reunião exclusiva com a bancada federal de Mato Grosso do Sul. Temos que ir atrás para conseguir alavancar a área”, disse.

Composta pelos deputados Lidio Lopes (coordenador), Barbosinha, Cabo Almi, Jamilson Name, Marçal Filho, Neno Razuk e Pedro Kemp, a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social tem por finalidade implantar mecanismos de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), discussão do teto de gastos proposto pelo Governo Federal aos Estados, além de acompanhar o fluxo de repasse dos recursos aos municípios através do FEAS (Fundo Estadual de Assistência Social).

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.