O Papo é Leitura aborda "A Bruxa da Sapolândia", do escritor André Alvez

Imagem: Escritor André Alvez (de óculos) é o entrevistado do programa O Papo é a Leitura
Escritor André Alvez (de óculos) é o entrevistado do programa O Papo é a Leitura
29/11/2019 - 08:00 Por: João Grilo   Foto: TV Assembleia

Entre o fim da década de 60 e início de 70, Campo Grande se deparou com o caso de uma mulher que morava na região do bairro Taquarussu numa casa sinistra de madeira cercada por muitos brejos e sapos; ali ela matou e enterrou diversas crianças. Isso é contado no livro "A Bruxa da Sapolândia”, escrito pelo publicitário André Alvez, que mistura ficção e fatos reais e que é abordado na próxima edição do programa O Papo é Leitura, que estreia neste domingo (1º), às 8h, na TV ALEMS.

Antes de escrever a obra, lançada em 2017, André se muniu de diversos documentos, obtidos junto ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), para retratar com muita propriedade os fatos que chocaram Campo Grande, decorrentes das ações de espancamento, fome, maus-tratos e rituais de magia negra praticados contra crianças por Célia de Souza, na época com 51 anos. A magia do livro também está em seu narrador: um gato chamado Ranulfo.    

É por meio do gato de Célia – personagem fictício –, que o leitor fica sabendo da história dela. Em sua casa, que funcionava como uma hospedaria em que pessoas que trabalhavam longe de Campo Grande deixavam os filhos ali e pagavam mensalidades. A mulher também fazia trabalhos de curas milagrosas e volta de amores perdidos e para isso usava sapos, diversas magias e também as crianças, num ritual de assombros e feitiçaria.  

Além do gato, André também dá voz a Natanael, um garoto perturbado, levado pelas sombras amigas até o interior da casa de madeira escura, na qual tudo acontecia, sempre ao lado de Sofia, figura ruiva misteriosa, dotada de poderes sobrenaturais, espalhando pelo ar o mistério em forma de sussurros.

No processo da escrita do livro, Alvez entrevistou muitas pessoas, inclusive algumas que acompanharam o caso de perto. “Procurei retratar com mais transparência possível esse caso, já que eu era criança nessa época e ouvi muito a minha mãe me falar sobre ele. Mexia muito com meu imaginário e acredito que com o imaginário de muita gente até hoje”.

Além do livro A Bruxa da Sapolândia, André já escreveu outros livros, inclusive de contos. Seu trabalho pode ser conferido aqui

O Papo é Leitura – A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura, por meio das obras de escritores regionais, além da divulgação de ações que dignificam a literatura são os principais objetivos do programa O Papo é Leitura.

Após a estreia desta edição com André Alvez, o programa O Papo é Leitura será exibido na grade de programação da TV Assembleia na sexta-feira (6), às 18h, e no domingo (8), às 12h. A TV Assembleia pode ser vista no canal da TV no YouTube ou neste endereço

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.