Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Antônio Vaz cobra solução para crise na saúde pública

Imagem:
28/11/2019 - 16:21 Por: Márcia Caetano   Foto: Israel Santos

A publicação do número de ações judiciais de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) ajuizadas para obtenção de direitos básicos como internação hospitalar, levou o deputado estadual Antônio Vaz (Republicano-MS) a discursar na tribuna, na sessão plenária desta quinta-feira (28) para cobrar soluções do estado. De acordo com Jornal Correio do Estado, publicado nesta quinta (28) a Defensoria Publica de MS, já atendeu aproximadamente 10 mil pessoas que procuraram ajuda na área da saúde, esse ano. O deputado que é coordenador da Frente Parlamentar de Defesa da Saúde Publica da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), explicou que atende famílias desesperadas, conversa com os sindicatos dos setores da saúde e busca soluções, mas não consegue dar respostas porque é um problema de gestão do executivo. “As pessoas continuam sofrendo, não conseguem atendimento e o único caminho que encontram é a judicialização para conseguir ajuda. Pessoas buscando vagas para internação, cirurgias ou medicamentos de custo elevado. As três esferas do executivo, estado, município e união são solidárias no financiamento da saúde. Precisamos encontrar soluções para o sofrimento de quem precisa do sistema público de saúde”, afirmou o republicano.

De acordo com a Defensoria Pública de MS, 20% das ações do setor de saúde, que foram ajuizadas em 2019, são pedidos de vagas de internação.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.