Moção de Congratulação de Zé Teixeira homenageia professor douradense

Imagem: Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
15/10/2019 - 00:00 Por: Gustavo Nunes - Assessor de Imprensa   Foto: Divulgação

O deputado estadual Zé Teixeira (DEM), 1º secretário da Assembleia Legislativa, encaminhou Moção de Congratulação ao professor Doutor Éverton Castelão Tetila, vencedor do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia – Edição 2018, na Categoria Pesquisador Sênior, pela apresentação do projeto “Uma abordagem de aprendizagem profunda para contagem automática de insetos-praga na soja”, através da Universidade Federal da Grande Dourados – UFGD.

“Considerando a grande relevância em termos um cidadão tão bem representando o Estado, com excelente trabalho de pesquisa científica, dedicação ao ensino e merecedor desta honrosa premiação, conclamamos os nobres Pares desta Casa de Leis a parabenizar o Professor e Doutor Everton Castelão Tetila”, justificou Zé Teixeira.

Em agosto de ano 2018, o professor douradense apresentou um novo sistema computacional voltado para identificar doenças nas lavouras de soja (oídio, mancha-alvo e ferrugem asiática) e também tipos de pragas, como percevejo-marrom, lagartas e caracóis. O software desenvolvido por Everton é capaz de mapear as regiões infectadas. Segundo o pesquisador, que teve como orientador o Professor Hemerson Pistori, os testes foram realizados em uma área experimental, localizada na UFGD e, de acordo com ele, o trabalho desenvolvido pode ser expandido no futuro.

História de Éverton - Doutor em Desenvolvimento Local na área de Visão Computacional pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004) e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista (2007). Atualmente é professor Adjunto III dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia de Computação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Também é professor formado e professor conteudista do curso de Licenciatura em Computação da EaD/UFGD, tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados e Visão Computacional.

É autor de alguns artigos e portador de títulos e premiações desde o ano de 2009, ocasião em que foi aprovado no primeiro Concurso Público junto à UFGD. Em outubro de 2017 recebeu o prêmio de melhor artigo do evento (Best Paper Award) - XIII Seminário de Visão Computacional, Sociedade Brasileira de Computação (SBC), o qual aconteceu durante o WVC – Workshop de 2017, em Natal/RN.

O Prêmio - Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul – RECyT, o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. A iniciativa é patrocinada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Movimento Brasil Competitivo (MBC), do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, do Conselho Nacional de Ciências e Tecnologia do Paraguai, e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai. Além de contribuir no processo de integração dos países em bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.

A Comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia selecionou vencedores da Edição 2018, dentre trabalhos realizados no Brasil, Uruguai e Argentina, e têm como temas questões ligadas à agricultura 4.0, Internet das Coisas, indústria Têxtil, entre outros, sendo um total de cinco trabalhos premiados e outros seis receberão menção honrosa, em cerimônia agendada para o dia 31 de outubro deste ano, em Brasília.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.