Lei: Dia Estadual da Fibromialgia alerta sobre doença que atinge 6% da população

Imagem: O deputado estadual Pedro Kemp é autor da nova lei
O deputado estadual Pedro Kemp é autor da nova lei
11/12/2019 - 06:43 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

Foi sancionada a Lei 5.452, de autoria do deputado Pedro Kemp (PT), que inclui no Calendário Oficial de Eventos de Mato Grosso do Sul o Dia Estadual de Conscientização da Fibromialgia, a ser comemorado, anualmente, no dia 12 de maio. A nova norma foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (11).

A fibromialgia é uma doença crônica, que atinge 6% da população mundial.  Cerca de quatro milhões de brasileiros têm a síndrome, que é caracterizada, principalmente, pela dor muscular e esquelética e fadiga. A dor não apresenta uma causa clara, ou seja, não é acompanhada de lesão e inflamação, por exemplo.

“A falta de informação é um problema sério para os fibromiálgicos, uma vez que o seu estado de saúde e suas limitações físicas não são compreendidas pelos grupos sociais. O objetivo da lei é esclarecer a população sobre a doença e seus desdobramentos”, destacou Kemp.

O parlamentar também é o autor da Lei 5.450, que inclui as pessoas com fibromialgia no rol dos beneficiários de atendimento prioritário. Saiba mais sobre a norma aqui.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.