Renato Câmara reforça pedido para que Escola Nelson de Araújo fique sob a gestão do Estado

Imagem: Deputado Renato Câmara apresentou indicação cobrando que o governo do Estado reconsidere a proposta de municipalização da Escola Rotary Doutor Nelson de Araújo, em Dourados
Deputado Renato Câmara apresentou indicação cobrando que o governo do Estado reconsidere a proposta de municipalização da Escola Rotary Doutor Nelson de Araújo, em Dourados
11/12/2019 - 16:08 Por: Henrique de Matos - Assessoria   Foto: Toninho Souza

Após se reunir na semana passada com a secretária estadual de Educação Maria Cecília Amendola da Motta, o deputado estadual Renato Câmara  MDB) reforçou nesta quarta-feira (11) o pedido para que a Escola Rotary Doutor Nelson de Araújo, em Dourados, continue sob a responsabilidade do governo do Estado.

Em indicação apresentada na sessão desta quarta-feira da Assembleia Legislativa, o emedebista destacou que a proposta de municipalização da escola, apresentado pela SED (Secretaria Estadual de Educação), tem gerado um grande revolta entre professores, funcionários, pais e alunos, que temem que a mudança no modelo de gestão da escola possa resultar na queda da qualidade do ensino oferecido atualmente na instituição. Com 51 anos de serviços prestados à educação, a Escola é referência no ensino público em Dourados.

“A proposta de municipalização da escola tem movimentado toda a comunidade escolar. Conversamos com a diretora e funcionários e todos estão muito temerários quanto a possibilidade de municipalizar a gestão da escola. Estive na Câmara nesta semana e os vereadores também pediram nosso apoio para que a Secretaria Estadual de Educação possa rever essa medida e manter a Escola Nelson de Araújo sob o comando do governo do Estado. Estamos fazendo às articulações necessárias e esperamos que o governo seja sensível a esse movimento da comunidade”, destacou Renato Câmara.

Com aproximadamente 300 alunos que estudam do 1° ano ao 5° ano, a Escola Rotary Doutor Nelson de Araújo desde que passou a participar das avaliações de larga escala, aplicadas pelo MEC, vem apresentando resultados crescentes, ultrapassando a meta estabelecida para 2021 e ocupando o lugar de destaque no Estado com a nota do IDEB de 7,4 (2015). Atualmente, a Escola Nelson de Araújo tem a segunda maior nota do Estado nas avaliações do IDEB, entre as instituições de educação em séries iniciais.

No total, a proposta de reordenamento apresentada pelo governo do Estado inclui 13 escolas em oito municípios, sendo que cinco delas encerrariam as atividades e 8 passariam a ser municipais, ou seja, deixam de oferecer o ensino médio.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.