Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Cel David cobra concurso público para suprir falta de agentes socioeducativos em Uneis

Imagem: O parlamentar destacou a importância dos agentes socioeducativos que atuam diretamente na ressocialização de menores infratores, bem como na segurança das unidades de internação
O parlamentar destacou a importância dos agentes socioeducativos que atuam diretamente na ressocialização de menores infratores, bem como na segurança das unidades de internação
17/12/2019 - 11:57 Por: Taynara Foglia - DRT 1707   Foto: Divulgação

Sempre atento às demandas da segurança pública e visando suprir a deficiência de servidores existentes nos cargos de agente socioeducativo, com vistas a corrigir e adequar o quadro de servidores devido o aumento considerável de demandas, o deputado estadual Coronel David (PSL) fez uma indicação durante sessão ordinária desta terça-feira (17) para atender a reivindicação do Presidente da Associação dos servidores em medidas socioeducativas.

No documento encaminhado ao Governador do Estado de Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, ao Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) Antônio Carlos Videira e ao Secretário de Estado de Administração e Desburocratização (SAD) Roberto Hashioka, o parlamentar solicita a realização de Concurso Público, levando em consideração aos acontecimentos do dia 16 de dezembro deste ano, onde ocorreu a fuga de 27 adolescentes infratores que ficam internados na Unidade Educacional de Internação (Unei) Dom Bosco.

Na data dos fatos os menores simularam uma briga em uma das celas do Pavilhão B da Unei e quando os agentes chegaram até o local foram agredidos. Após isso, deram início a um motim, ocasionando muitos estragos na estrutura do prédio e deixando um agente gravemente ferido com uma arma branca artesanal. Segundo relatos dos agentes, a unidade está abandonada, sem segurança, não há policiamento e nem mesmo o sistema de monitoramento da unidade está funcionando adequadamente.

"Estamos fazendo essa solicitação para atender a categoria com o intuito de melhorar a estrutura e as condições de trabalho dos agentes socioeducativos. Esses agentes realizam atendimentos de adolescentes do sistema estadual de medidas socioeducativas, sendo corresponsáveis pela ressocialização, atuando diretamente na segurança dos adolescentes, bem como na segurança das unidades de internação. Todos sabem que os problemas dentro dessas unidades são constantes, e a quantidade de agentes que realizam todos esses serviços é inferior a necessidade, e por conta disso, acabam sofrendo com a insegurança", destacou Coronel David.

Em julho de 2018 foi autorizado a realização de concurso que disponibilizaria 228 vagas para servidores das carreiras socioeducativas, para atuar nas Uneis do Estado. A autorização foi feita por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado. De acordo com a publicação, seria lançado edital em conjunto entre a SAD e a SEJUSP com as regras do processo seletivo.

Para o presidente da Associação dos Servidores de Medidas Socioeducativas de Mato Grosso do Sul (ASSEMS), Claudinei da Silva Bilati, o apoio do parlamentar é fundamental para garantir os interesses da categoria. "Agradeço a parceria do deputado Coronel David que sempre esteve atento às nossas reivindicações e esperamos que ele possa nos ajudar em relação a precariedade e descaso em que se encontra a unidade e por conta disso, acaba facilitando o início de rebeliões como essa que aconteceu a poucos dias, colocando nossas vidas em risco e cobrando o Governo do Estado na celeridade de um concurso público, melhorando as condições de trabalho dos agentes e gerando mais qualidade no atendimento à sociedade sul-mato-grossense”, disse o presidente.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.