Proposta de mudança nos critérios de triagem na coleta de sangue deve ser votada hoje

Imagem: Deputado João Henrique é autor de projeto, previsto para ser votado na sessão desta quinta-feira
Deputado João Henrique é autor de projeto, previsto para ser votado na sessão desta quinta-feira
06/02/2020 - 07:00 Por: Osvaldo Júnior   Foto: Luciana Nassar

Os critérios usados na triagem para coleta de sangue em Mato Grosso do Sul poderão ser mudados. É o que estabelece o Projeto de Lei 184/2019, previsto para ser votado, em segunda discussão, na sessão ordinária desta quinta-feira (6). A proposta, de autoria do deputado João Henrique (PL), visa alterar a legislação e, assim, reduzir preconceitos.

O projeto determina que, na triagem clínica do doador para a coleta de sangue, sejam adotados critérios baseados em evidências científicas. “Não será permitido, na triagem clínica do doador, qualquer tipo de exclusão de doadores ou o preconceito pela etnia, cor, gênero, orientação sexual ou qualquer outro pretexto discriminatório”, acrescenta a proposta.

De acordo com o parlamentar, a mudança na legislação é necessária devido à “afronta ao direito fundamental da igualdade e em razão do desrespeito ao direito da dignidade da pessoa humana que estão ocorrendo na triagem clínica dos doadores, quando da coleta do sangue, seus componentes e derivados, em todo o território nacional”.

Caso seja aprovado, o projeto seguirá para sanção do governador Reinaldo Azambuja. 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.