Felipe Orro propõe criação do Dia Estadual do Imigrante Tcheco e Eslovaco

Imagem: Deputado apresentou o projeto de lei nesta terça-feira
Deputado apresentou o projeto de lei nesta terça-feira
03/03/2020 - 12:32 Por: Evellyn Abelha   Foto: Luciana Nassar

O deputado Felipe Orro (PSDB) apresentou o Projeto de Lei 26/2020 que dispõe sobre a instituição do Dia Estadual do Imigrante Tcheco e Eslovaco. A intenção do documento, apresentado nesta terça-feira (3), é que a data seja comemorada anualmente no dia 28 de outubro, em todo o Mato Grosso do Sul.

“O objetivo do presente projeto é prestar a devida homenagem ao imigrante tcheco e eslovaco que, vindo de terras tão distantes, deixaram seus amigos e familiares na Europa, se instalando aqui e se fazendo nossa gente. Contribuíram com seu trabalho, engajaram-se em nossas lutas, se multiplicaram e fizeram prosperar cidades inteiras”, justificou o autor.

De acordo com o projeto, a República Tcheca mantém em MS uma representação diplomática, desde 2016 na cidade de Batayporã. “O referido consulado vem desenvolvendo ações no campo cultural e econômico e fomentando as parcerias com universidades e autarquias”, explicou Orro. Ainda segundo o texto da proposta, 2020 é o ano do centenário das relações diplomáticas entre Brasil e a Tchecoslováquia (atualmente República Tcheca e República Eslovaca).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.