Mês da Mulher: ALEMS debate mulher na política com presença de senadora e deputada

Imagem: Nove mulheres já foram eleitas deputadas estaduais, e passagem delas ainda rende frutos na Casa de Leis
Nove mulheres já foram eleitas deputadas estaduais, e passagem delas ainda rende frutos na Casa de Leis
06/03/2020 - 15:40 Por: Maisse Cunha   Foto: Wagner Guimarães e Luciana Kawassaki

Para estimular a participação feminina na política, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) realizará, por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, o curso “Estratégias para as Mulheres Conquistarem o Poder Político”. O evento acontecerá no dia 13 de março, das 8h30 às 11h30, no Plenário Deputado Julio Maia, na Casa de Leis.

A abertura ficará por conta do presidente, deputado Paulo Corrêa (PSDB), e contará com a participação da senadora Simone Tebet (MDB-MS), presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), da deputada federal Rose Modesto (PSDB-MS), da vice-prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PATRI), e da professora mestra Maria Rosana.

“Esta Casa está sempre atenta a participação da mulher na política, tanto quanto na defesa dos direitos da mulher e no combate à violência contra mulher. É notório que o país experimentou uma progressão do debate público em torno das questões femininas, inclusive com eleição de uma presidente da República, e temas como violência doméstica, assédio, aborto e a relação maternidade e carreira aumentaram bastante. A representatividade das mulheres na política, todavia, ainda está aquém do desejado. E a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul tem feito esse debate de forma efetiva, não só na proposição de leis, como na implementação de cursos como este e, também, na criação de uma Frente Parlamentar em Defesa da Mulher”, avalia Paulo Corrêa.

Presidente da principal comissão do Senado Federal, Simone Tebet pontua que, com as recentes adequações, nunca houve legislação que facilitasse tanto a entrada delas na vida pública, sejam como vereadoras, prefeitas municipais, deputadas, ou demais cargos eletivos. “A mulher passa a ter oportunidade de competir em pé de igualdade no processo eleitoral. O Brasil precisa de nós”.

“Contarei como entrei na política, minha experiência na vida pública, os desafios que nós enfrentamos no dia a dia, e como podemos unir forças para fazer essa sociedade ser cada vez melhor para se viver, mas, para isso, com certeza, tem que ter maior participação feminina”, frisou Rose Modesto.

Além da mesa redonda com as lideranças femininas do Estado, haverá palestra sobre Marketing Político com a Gerente de Mídias Sociais da Casa de Leis, Fabiana Silvestre, formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com MBA em Marketing e Mídias Digitais pela Universidade Estácio de Sá.

Os aspectos jurídicos das eleições municipais também serão tratados em palestra a ser ministrada pela advogada Lauane Andrekowisk Volpe Camargo, doutora em Direito pela PUC-SP e docente da disciplina de Direito Civil dos programas de graduação e pós-graduação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Serviço 

A capacitação é aberta ao público em geral, mas as inscrições devem ser realizadas pelo telefone (67) 3389-6261, onde demais informações podem ser solicitadas.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.