Mês da Mulher: Deputados reforçam as qualidades das mulheres de MS

Imagem: Plenário Júlio Maia abrigou hoje mais uma concessão do Troféu Celina Jallad
Plenário Júlio Maia abrigou hoje mais uma concessão do Troféu Celina Jallad
10/03/2020 - 11:28 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

A manhã (10) de honrarias na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi dirigida àquelas que nos surpreendem pela capacidade de se reinventar a cada dia. Entre elas, mães, esposas, filhas, irmãs, singulares e versáteis, que cumprem o papel para a construção do bem estar de toda a sociedade. Na solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, e proposta pelo deputado e presidente da Casa de Leis, Paulo Corrêa (PSDB), duas mulheres foram destacadas pelos parlamentares que as indicaram, entre as 24 que receberam o Troféu Celina Jallad, nesta terça-feira. Quebrando o protocolo, os deputados João Henrique (PL) e Marçal Filho (PSDB) subiram à tribuna e ressaltaram os currículos de suas homenageadas.


João Henrique e esposa homenagearam a gari Jhossina Velasquez Chacon

João Henrique descreveu quem era Jhossina Velasquez Chacon, que mora no entorno do Lixão, onde é situada a favela Cidade de Deus, em Campo Grande. “Em meu nome e de minha esposa, destaco que esta homenageada tem um ofício digno, sendo ela gari e uma das responsáveis por varrer e limpar a nossa ‘14 de Julho’, um de nossos cartões postais. E vocês sabem qual é a especialização dela? Ela é especializada em uma das artes mais belas que existe, a de ser mãe, cria cinco meninos e uma menina”, revelou o parlamentar.


Marçal Filho e sua homenageada, Gedália Ferreia Ávila, da Anjos do Senhor

Marçal Filho falou sobre a importância do trabalho realizado pela Associação Anjos do Senhor, em Dourados. “Homenagemos aqui todas as mulheres em nome de Gedália Ferreira de Ávila, a fundadora da Associação Anjos do Senhor, que promove várias ações beneficentes na cidade. Uma das mais relevantes ações da entidade é a visita às pessoas internadas nos hospitais de Dourados. Estas senhoras levam amor e donativos às casas de saúde”, ressaltou.

O troféu Celina Jallad, instituído pela Resolução 03/2011, é conferido anualmente às mulheres com reconhecida atuação no Estado. Celina Jallad deixou um legado de respeito e dedicação à todas as mulheres do Estado. Foi a terceira mulher a assumir um mandato no Legislativo Estadual e a primeira mulher a ocupar o cargo de conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MS). Com carisma, simpatia e exercício de liderança com integridade e humildade em seus mandatos, a ex-deputada desbravou caminhos, defendendo sempre a igualdade social e a igualdade de gênero.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.