Renato Câmara reivindica Hospital Santa Maria para casos de Covid-19 no Vale do Ivinhema

Imagem: Renato Câmara cobra do Estado transformação do antigo Hospital Santa Maria para atender os casos de coronavírus em cinco municípios do Vale do Ivinhema
Renato Câmara cobra do Estado transformação do antigo Hospital Santa Maria para atender os casos de coronavírus em cinco municípios do Vale do Ivinhema
08/04/2020 - 17:35 Por: Henrique de Matos - Assessoria   Foto: Toninho Souza

Representante do Vale do Ivinhema na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Renato Câmara (MDB) apresentou nesta semana importantes reivindicações ao governo do Estado, visando estruturar a rede pública de saúde para atender possíveis casos de coronavírus na região. Em indicação encaminhada ao governador Reinaldo Azambuja, o deputado requisitou a realização de estudos técnicos do prédio e a estrutura já existente do antigo Hospital Santa Maria, de Ivinhema, visando transformar o espaço em unidade referência de atendimento para os casos identificados de coronavírus nos municípios de Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Angélica, Deodápolis e Glória de Dourados.

O hospital está desativado e possui equipamentos hospitalar, necessitando apenas de algumas adequações. Para o deputado, esta medida emergencial pode ser implantada com certa facilidade para estender o atendimento para toda a microregião. Conforme o deputado, o Estado tem tomado medidas estratégicas para estruturar a rede hospitalar para receber os casos de coronavírus, dentre elas, aumentar o número de leitos para atendimento médico da população.

Em alguns municípios, o governo tem destinado espaços específicos para atender os casos da doença, como forma de dificultar a transmissão da doença (evitando o contato das pessoas que buscam os hospitais apresentando os sintomas da Covid-19 com os pacientes com outras enfermidades) e para não sobrecarregar as unidades referência para atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde). Em Dourados, por exemplo, o Estado atendeu ao pedido de Renato Câmara e vai transformar o Hospital Regional de Cirurgias em unidade exclusiva para receber os casos de coronavírus.

Conforme Renato Câmara, no caso do Vale do Ivinhema, é de suma importância que a região também possa contar com um espaço específico para receber exclusivamente os pacientes que apresentarem os sintomas do coronavírus, oferecendo atendimento médico especializado e a realização de exames. Com a destinação do espaço exclusivo para os possíveis casos de Covid-19, o Hospital Municipal de Ivinhema poderia manter seu ritmo normal de atendimento, sem sofrer o risco de sobrelotação e nem de expor os demais pacientes ao risco de contaminação com a doença.

“É importante estruturar também as microrregiões para o enfrentamento desta pandemia. No caso do Vale do Ivinhema, o prédio do antigo Hospital Santa Maria poderia ser adaptado, transformando os centros cirúrgicos e outros espaços específicos adequados em UTI’s, para o atendimento médico específico e realização de exames. Essa medida diminuiria o risco de contaminação por contato dos demais pacientes que não guardam relação com o coronavírus e que continuariam sendo atendidos no Hospital Municipal de Ivinhema, além de evitar a transferência dos casos suspeitos de coronavírus da região para outros municípios, como Dourados”, finalizou Renato Câmara.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.