Capitão Contar quer que Aneel suspenda reajuste de energia em 2020

Imagem:
09/04/2020 - 09:03 Por: Assessoria de Imprensa   Foto: Assessoria de Imprensa

O deputado estadual Capitão Contar (PSL) encaminhou ontem (8) requerimento à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em que defende a suspensão imediata do aumento de energia elétrica em Mato Grosso do Sul em 2020.



O aumento nas tarifas, de 6,90%, começaria a valer ontem e atingiria cerca de 1 milhão de consumidores em Mato Grosso do Sul. O reajuste foi autorizado na semana passada.  



Decisão de terça-feira (07), no entanto, adiou o aumento para 1º de julho e manteve as tarifas atuais até 30 de junho. “Transferir o reajuste para julho não vai ajudar. Estamos em meio a uma pandemia mundial e seria extremamente injusto e imprudente reajustar contas em 2020”, argumenta o deputado.



O parlamentar defende que a Aneel aplique o reajuste somente a partir de abril de 2021. “Defendo que, antes do aumento, seja feito estudo para que o consumidor não sofra, arcando com índices acumulados. Os salários vão estar achatados, dívidas para negociar e desemprego em alta por conta da COVID-19”, avalia.



Pela decisão, está suspenso também até junho o recolhimento pelas distribuidoras das cotas mensais da Conta de Desenvolvimento Energético, que serão depositadas na CDE a partir de julho em seis parcelas mensais corrigidas pela taxa Selic. 

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.