Poesia e livro que reúne obras de 5 poetas são os destaques do Ler é Viver

Imagem: Programa foi gravado antes das notícias relacionadas à Covid-19
Programa foi gravado antes das notícias relacionadas à Covid-19
08/05/2020 - 09:52 Por: João Humberto   Foto: Reprodução TV ALEMS

A poesia é um texto que geralmente apresenta associações harmoniozas de palavras, em versos com rimas ou versos livres, combinando além de palavras, significados e qualidades estéticas. Essa arte literária é debatida no programa ‘Ler é Viver’, que estreia nesta sexta-feira (8), às 18h, na grade da TV ALEMS, com as participações dos poetas Guimarães Rocha, Henrique de Medeiros e Rubenio Marcelo, membros da Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL).

Entrevistados pelo jornalista João Humberto, os poetas falaram sobre suas obras e a importância da poesia no contexto social, principalmente na educação. Gravado na ASL, o programa também destaca o livro ‘Vertentes – Nossos Poemas’, lançado em 10 de março deste ano pelo trio, em parceria com as escritoras Elizabeth Fonseca e Ileides Muller.

Na poesia, prevalece a estética da língua sobre o conteúdo, de forma que utiliza de diferentes dispositivos fonéticos, sintáticos e semânticos, retratando algo em que tudo pode acontecer dependendo da imaginação do autor e também do leitor. Por isso, exerce importância fundamental para a formação crítico-reflexiva do leitor, possibilitando ao homem o encontro com a cultura humanística como espaço de revelação e reconhecimento do prazer, da fantasia e da realidade, ampliando sua crítica aos valores vigentes na sociedade.

Vertentes

A publicação do livro ‘Vertentes – Nossos Poemas’ foi incentivada pela Life Editora, por meio do empresário Valter Jerônimo.

A poesia de Elizabeth Fonseca se caracteriza pela objetividade, com foco nas pessoas, fatos e lugares. Já Guimarães Rocha procurou retratar o romantismo e a valorização da pátria e família em seus poemas.

Ileides Muller destaca fé e virtude em sua poesia, que induz à meditação, enquanto os versos de Henrique Medeiros são mais livres, fortes e fluentes, à custa de vocábulos bem escolhidos. Já Rubenio Marcelo é autor do poema que intitula o livro e expressa forte dosagem metafórica, repleta de simbolismos, nos poemas que escolheu para a composição da obra.

Os cinco escritores possuem extenso currículo de publicações individuais, fator que colabora para a diversidade de estilos literários que o Estado abriga. A obra pode ser adquirida por meio do site da Life Editora: www.lifeeditora.com.br.

Ler é Viver

A literatura é uma arte que enriquece a cultura e transforma vidas, além de levar o leitor a viajar por diversos universos. Valorizar a leitura, por meio das obras de escritores, principalmente os regionais, além da divulgação de ações que dignificam a arte literária são os principais objetivos do programa Ler é Viver.

Após a estreia desta edição com Guimarães, Henrique e Rubenio, o programa será exibido na grade de programação da TV Assembleia aos domingos, às 8h; segundas às 12h e sextas às 18h.

A TV Assembleia de Mato Grosso do Sul pode ser assistida no YouTube ou no site. E o programa Ler e Viver está disponível neste link.

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.