Marçal pede que secretarias de educação garantam material impresso aos alunos

Imagem: Deputado diz que alunos não podem ficar sem acesso ao ensino por falta de material impresso
Deputado diz que alunos não podem ficar sem acesso ao ensino por falta de material impresso
25/06/2020 - 13:42 Por: Flávio Verão   Foto: Arquivo

O deputado estadual Marçal Filho (PSDB) encaminhou indicação ao Governo do Estado e as prefeituras de Mato Grosso do Sul para solicitar que as secretarias de educação garantam materiais impressos aos estudantes. Com a pandemia, as aulas passaram a ser remotas e muitos pais têm questionado que diante da crise financeira estão com dificuldades de imprimir as atividades. 

Os materiais passaram a ser disponibilizados de forma digital e pais e mães têm procurado o gabinete do deputado para relatar que nem sempre podem pagar pela impressão. Para Marçal Filho, os estudantes não podem ser prejudicados e as secretarias de educação junto às escolas devem garantir materiais impressos quando necessário.

O deputado destaca a iniciativa e inovação de escolas, que adotaram medidas criativas para compartilhar os conteúdos e para acompanhar o desenvolvimento das atividades. Gestores de diversas escolas, por exemplo, chegaram a criar portais de conteúdo repletos de recursos multimídia para os estudantes. E para o atendimento de casos pontuais e dúvidas, a alternativa adotada foram os aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhastApp.

Já o Governo do Estado em parceria com a Google Inc criou plataforma de ambiente de estudo virtual para os 230 mil alunos da rede e passou a transmitir aulas pela TV aberta. As escolas, até então, ficaram de fornecer materiais impressos aos alunos, principalmente para aqueles que não têm acesso à internet. No entanto, nem todas tem garantido a impressão das atividades.

Como as escolas dos municípios não estavam preparadas para aulas remotas, a realidade é outra e as atividades passaram a ser repassadas via WhatsApp. Para Marçal Filho, é preciso que a secretaria de estado de educação e as secretarias municipais de educação das 79 cidades de Mato Grosso do Sul disponibilizem materiais impressos para facilitar o melhor desenvolvimento das aulas, de forma a deixar nenhum aluno sem acesso ao ensino.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.