Na Rádio ALEMS endocrinologista fala de obesidade que atinge bilhões de pessoas

Imagem: A médica Renata Antonialli é a entrevistada de hoje
A médica Renata Antonialli é a entrevistada de hoje
17/07/2020 - 09:08 Por: Regiane Ribeiro   Foto: Arquivo Pessoal

O aumento da obesidade e sobrepeso tem sido motivo de preocupação em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconhece o problema como uma pandemia, uma vez que atinge bilhões de pessoas. Sobre esse tema o Programa Vida Saudável da Rádio Assembleia, que vai ao ar nesta sexta-feira (17), conversa com a médica Renata Antonialli, que é especialista em endocrinologia e metabologia.

Conforme a médica, para uma pessoa ser considerada obesa é preciso calcular o índice de massa corporal. “De uma forma geral, o que mais utilizamos para classificar o estado nutricional de uma pessoa é o Índice de Massa Corporal (IMC), que é calculado da seguinte forma: peso em quilos dividido pela altura em metros. Uma pessoa é classificada com excesso de peso se o IMC é igual ou superior a 25 kg/m² e classificada com obesidade quando o IMC é igual ou superior a 30 kg/m²”, explicou a especialista.

A especialista também destaca que tanto o sobrepeso, quanto a obesidade pioram a saúde de um indivíduo, sendo considerada um fator de risco para o desenvolvimento de diversos quadros patológicos, dentre eles, infarto, hipertensão e diabetes, que são atualmente os mais conhecidos.

Em relação à Covid-19, a médica Renata Antonialli, alerta que o acúmulo de gordura é um dos fatores de risco para o agravamento da doença. “Existem diversas causas relacionadas a ao coronavírus, uma das principais é a obesidade que anda de mãos dadas com outras doenças crônicas, e que também pioram o quadro do paciente contaminado”, pontua.

Ainda durante o programa a endocrinologista tira diversas dúvidas sobre a obesidade, além dar dicas de como evitar o ganho de peso neste momento de isolamento social e quando e importante procurar a ajuda de um profissional para auxiliar no emagrecimento saudável. O programa Vida Saudável é transmitido pela Rádio Assembleia com uma edição por semana, sempre às segundas-feiras e retransmitido durante toda a semana. Acompanhe por este link.

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.