Ordem do Dia: Ensino de Libras nas escolas estaduais segue para sanção  

Imagem: Deputados também aprovaram projeto que introduz nos currículos das escolas estaduais o tema Empreendedorismo.
Deputados também aprovaram projeto que introduz nos currículos das escolas estaduais o tema Empreendedorismo.
01/09/2020 - 09:33 Por: Heloíse Gimenes   Foto: Luciana Nassar

As escolas da Rede Estadual de Ensino poderão incluir o tema Língua Brasileira de Sinais (Libras) como conteúdo transversal nos componentes curriculares. É o que prevê o Projeto de Lei 5/2020, de autoria do deputado Jamilson Name (Sem partido), aprovado em redação final e por unanimidade pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), na manhã desta terça-feira (1º). A proposta segue agora para sanção do Poder Executivo.  

De acordo com o projeto, os colégios poderão incluir o tema em caráter complementar programático. Jamilson explicou que o objetivo é popularizar as noções básicas de Libras como forma inclusão da população surda, além de melhorar a comunicação entre as pessoas.

Ainda foi aprovado, em segunda discussão, o  Projeto de lei 130/2020, do deputado Antônio Vaz (Republicanos), que introduz nos currículos do Ensino Médio das escolas estaduais, como conteúdo transversal, o tema Empreendedorismo. Os professores deverão abordar noções sobre desenvolvimento de habilidades e competições para absorção no mercado de trabalho; ética, livre iniciativa, sustentabilidade e cooperação; educação financeira, cultura organizacional, gestão de negócios e de mercado; capacidade de gestão e inovação.

Vítimas do Covid-19

O número de mortos por Covid-19 no Brasil ultrapassou 121 mil, o que elevou o país para a segunda posição mundial entre as nações com mais óbitos registrados pelo coronavírus, atrás apenas dos Estados Unidos. 

No mundo são mais de 848 mil mortos pela Covid-19. Por outro lado, mais de 16 milhões de pessoas já se recuperaram da doença. A pedido do vice-presidente da ALEMS, Eduardo Rocha (MDB), os deputados fizeram um minuto de silêncio pelas vítimas. 

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.