Evander quer novos conjuntos habitacionais em Corumbá para população de baixa renda

Imagem: Cerca de 600 famílias corumbaenses vivem em condições extremas, algumas em barracas ou outras ocupações degradantes nas imediações de Corumbá
Cerca de 600 famílias corumbaenses vivem em condições extremas, algumas em barracas ou outras ocupações degradantes nas imediações de Corumbá
21/10/2020 - 14:09 Por: Adriana Viana   Foto: Assessoria Evander Vendramini

Durante a sessão legislativa desta quarta-feira, 21, o deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas) encaminhou indicação em que solicita ao Governo do Estado e à Agência de Habitação Popular de Mato Grosso do Sul (Agehab) em que solicita a execução de programas habitacionais para população de baixa renda de Corumbá. O documento foi enviado também à Superintendência da Caixa Econômica Federal em Mato Grosso do Sul.

O parlamentar requereu estudos técnico-econômicos para habitação, infraestrutura, saneamento, bem como para crédito familiar e inclusão em programas sociais. “Hoje temos cerca de 600 famílias corumbaenses vivendo em condições extremas, algumas em barracas ou outras ocupações degradantes nas imediações de Corumbá. É dever do Estado garantir o direito a uma vida de qualidade e oferecer moradia digna a essas pessoas”, argumentou Evander.

Em sua justificativa, o deputado aponta que em 2020 a Caixa divulgou ter atingido números recordes em crédito habitacional, chegando a anunciar corte de juros de financiamentos, além de outras medidas para estimular o setor habitacional e ajudar a amenizar o impacto que a pandemia gerou na capacidade de pagamento das pessoas físicas.

Para Evander, as informações divulgadas pelo Governo Federal, como a diminuição da taxa de juros e uma maior carta de crédito, possibilitam que o Governo de Mato Grosso do Sul viabilize, em parceria com a Caixa, novos programas habitacionais que beneficiariam essas famílias de Corumbá.

Outra solicitação do parlamentar é a ida de servidores da Agehab a Corumbá para realizar o cadastramento dessas famílias, com objetivo de fazer triagem e quantificar quais serão beneficiadas com o programa habitacional.

“Em épocas anteriores, o Governo do Estado e a Caixa Econômica realizaram entregas de casas em Corumbá. Entretanto, acredito que podemos fazer mais por essas famílias carentes. Se o Governo Estadual, a Prefeitura e a Caixa realizarem parcerias, tenho certeza de que conseguiremos atender a mais essa demanda”, ressaltou o deputado progressista.

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.