PL de Evander para informar dados do contrato de fidelidade em faturas é aprovado na Alems

Imagem: Para o autor do PL, essa é uma forma de garantir os direitos dos consumidores
Para o autor do PL, essa é uma forma de garantir os direitos dos consumidores
05/11/2020 - 11:54 Por: Adriana Viana   Foto: Adriana Viana

O projeto de lei 121/2020, do deputado estadual Evander Vendramini (Progressistas), foi aprovado hoje, 4, em segunda discussão durante a sessão da Assembleia Legislativa. Antes de ir à votação em plenário, o projeto obteve pareceres favoráveis da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e da Comissão de Serviço Público, Obras, Transporte, Infraestrutura e Administração.

A proposta do deputado progressista acrescenta o parágrafo único ao artigo 1º da Lei Estadual 5.387/2019, obrigando as concessionárias, operadoras dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet e TV por assinatura a informar ao consumidor, quando dispuser de contrato de fidelização, o fim do período de fidelização nas faturas mensais, bem como o cancelamento da multa contratual de fidelidade por SMS, e-mail ou por telefone.

Para o autor do PL, essa é uma forma de garantir os direitos dos consumidores. “O contratante tem o direito de saber quando vence o prazo de fidelização do seu contrato e se a multa contratual foi cancelada de fato, e isso deve ser obrigatoriamente informado pela concessionária ou operadora de serviços de telefonia. Esses dados devem estar impressos nas faturas mensais e também devem ser informados remotamente por outras vias, garantindo às pessoas o acesso a eles”, apontou Evander.

Agora, o projeto de lei segue para a sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

As matérias no espaço destinado à Assessoria dos Parlamentares são de inteira responsabilidade dos gabinetes dos deputados.