Ordem do Dia: Aprovados projetos de lei de autoria do Poder Executivo

Imagem: Em sessão mista, conduzida do Plenário Júlio Maia, foram aprovados três projetos de autoria do Executivo
Em sessão mista, conduzida do Plenário Júlio Maia, foram aprovados três projetos de autoria do Executivo
12/11/2020 - 10:55 Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar

Nesta quinta-feira (12), durante a Ordem do Dia, os parlamentares da Assembleia Legislativa apreciaram e aprovaram três matérias, todas de autoria do Poder Executivo. Em segunda discussão foi aprovado o Projeto de Lei 169/2020, que altera a redação e acrescenta dispositivos à Lei 2.256, de 9 de julho de 2001. A proposta segue à sanção.

A matéria dispõe sobre o Conselho Estadual de Controle Ambiental. O objetivo da proposta é estabelecer que o governador do Estado possa delegar a designação dos membros do Conselho ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar.

Também em segunda discussão, foi aprovado o Projeto de Lei 176/2020, que acrescenta dispositivo ao artigo 98 da Lei 2.518, de 25 de setembro de 2002. A matéria segue à sanção, e tem o objetivo de alterar a lei que institui a carreira de Segurança Penitenciária no Grupo Ocupacional Segurança do Plano de Cargos, Empregos e Carreira do Poder Executivo.  

Na prática, com o dispositivo acrescentado, o governador poderá delegar competência privativa ao diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) quanto à aplicação da pena disciplinar de suspensão que exceder a 30 dias, de demissão e de cassação de aposentadoria.

Primeira discussão

Por fim, também foi aprovado em primeira discussão, o Projeto de Lei 126/2020. O documento altera a redação, acrescenta e revoga dispositivos da Lei 1.810, de 22 de dezembro de 1997. O tratamento diferenciado de alíquota em operações interestaduais de bens e mercadorias submetidos ao regime de substituição tributária é uma das alterações trazidas com a nova redação proposta a esta lei. A matéria segue agora à segunda votação e discussão em plenário.

Acordo de líderes

Ainda foram votados durante a sessão ordinária dois acordos de líderes. O primeiro foi para que houvesse a redução do período de pauta do Projeto de Lei 210/2020. A matéria foi lida nesta quarta-feira (11), e na próxima segunda-feira (16 de novembro), será distribuída para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que emitirá o parecer sobre sua constitucionalidade e juridicidade no dia 18 de novembro, quarta-feira.

No dia seguinte, a matéria estará pautada para a Ordem do Dia, em primeira discussão e votação. O prazo para apresentação de emendas ao projeto encerra-se no dia 23 de novembro, às 9h. Depois deste prazo haverá a emissão de relatório e parecer das comissões de mérito, e matéria segue para a pauta da Ordem do Dia de 24 de novembro, em segunda discussão e votação. O outro acordo votado foi para a inclusão de uma emenda no Projeto de Lei 126/2020, a pedido da Associação Comercial de Campo Grande (ACICG), que tramita na Casa de Leis.  

Serviço


As atividades parlamentares são transmitidas ao vivo pela TV e demais mídias 

As sessões ordinárias acontecem nas terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h. Com parte dos parlamentares no Plenário Júlio Maia, seguindo todas as normas de biossegurança necessárias, e o restante de forma remota, as sessões mistas da Casa de Leis são transmitidas ao vivo com a votação de todas as propostas que tramitam na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul pelo canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMSYoutubeFacebookRádio ALEMS ou aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

 

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.