Pandemia e período eleitoral não comprometeram trabalho na ALEMS

Imagem: Presidente Paulo Corrêa: "Trabalho conjunto garantiu produtividade na nossa Casa de Leis"
Presidente Paulo Corrêa: "Trabalho conjunto garantiu produtividade na nossa Casa de Leis"
12/11/2020 - 11:43 Por: Secretaria de Comunicação Institucional   Foto: Luciana Nassar

Os riscos à Saúde Pública trazidos pela pandemia do novo coronavírus e o período eleitoral, que antecede as eleições municipais do próximo domingo (15), não comprometeram a atuação produtiva da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (MS), muito pelo contrário.

Durante entrevista logo após a última sessão plenária da semana, nesta quinta-feira (12), o presidente Paulo Corrêa (PSDB) lembrou dos desafios e do aprendizado dos últimos meses, que garantiram a produtividade parlamentar na Casa de Leis. "Aprendemos a lidar com a sessão online, depois com a sessão mista [com parte dos deputados no plenário Deputado Júlio Maia e os demais participando remotamente] e não abrimos ao público na pandemia, como uma das medidas para evitar a proliferação da Covid-19", explicou. 

Paulo Corrêa ressaltou que a participação dos deputados estaduais fez a diferença. "Quero registrar como uma vitória muito grande desta Legislatura que todos os deputados garantiram quórum para a votação de projetos de interesse do Estado e das pessoas, mesmo no período eleitoral, e isso é inédito", afirmou. "Possibilita, por exemplo, que um deputado esteja fora da Casa, entrando pelo Zoom [aplicativo], para poder fazer a votação de um projeto importante, como foi feito hoje", complementou o presidente, referindo-se ao projeto que viabiliza a negociação da dívida do Estado (saiba mais clicando aqui). 

O presidente lembrou que a proposta foi apreciada em regime de urgência durante a sessão ordinária, sem a necessidade da convocação de extraordinárias, o que garantiu a agilidade na aprovação do projeto do Poder Executivo. "Quero parabenizar a todos os deputados, é um trabalho conjunto", ressaltou. 

ALEMS presente

As sessões plenárias, já transmitidas pela TV e Rádio ALEMS e pelo Site da Casa de Leis, passaram a ser remotas no dia 7 de abril deste ano, como uma das medidas de biossegurança adotadas no Parlamento Estadual devido à incidência da pandemia do coronarívus em Mato Grosso do Sul. Desde então, foram realizadas sessões para votação de projetos, reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), bem como audiências públicas e reuniões de trabalho de comissões e frentes parlamentares. 

"Agradeço a todos os nossos servidores. Estamos trabalhando com cerca de 30% dos funcionários na Casa, que não têm comorbidades e que foram avaliados por nossos médicos, o que garantiu que não estão no grupo de risco. Ou seja, a nossa Casa está funcionando e isso é uma coisa para comemorarmos. Como presidente da Assembleia, estou orgulhoso de estar trabalhando e prestando um serviço para o meu Estado de Mato Grosso do Sul", finalizou Paulo Corrêa. 

Serviço

As ações dos deputados estaduais no combate à Covid-19 estão descritas no informe ALEMS no Combate ao Coronavírus (acesse clicando aqui). As sessões ordinárias acontecem às terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 9h, com parte dos parlamentares no Plenário Deputado Júlio Maia, seguindo as normas de biossegurança necessárias, e o restante de forma remota. Para assistir, acesse: canal 9 da Claro Net TV, TV ALEMS, YouTube, Facebook, Rádio ALEMS ou o aplicativo Assembleia MS (Android/iOS).

Permitida a reprodução do texto, desde que contenha a assinatura Agência ALEMS.
Crédito obrigatório para as fotografias, no formato Nome do fotógrafo/ALEMS.