Brasão da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul
Logo Rádio ALEMS

Audiência debate censura da arte no Brasil em evento na UFMS


Preocupado com as últimas censuras realizadas nos espaços culturais aqui no Estado, no Rio Grande do Sul e em São Paulo, o deputado Pedro Kemp (PT), em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), propôs a audiência pública Arte! MS contra a Censura. O debate foi realizado nesta quinta-feira (5/10) e contou com a participação de autoridades do assunto e acadêmicos.

“É importante fazermos uma reflexão de tudo que estamos vivendo. O momento é de intolerância, de ódio e de autoridade. Nosso objetivo é resgatar a possibilidade de um debate diferenciado, respeitando as diferenças de pensamento”, declarou o propositor, que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Casa de Leis.

A mesa de debate discordou da censurara às obras da artista mineira Alessandra Cunha, expostas, desde junho, e com exclusividade, no Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul (Marco).

O presidente do Instituto Cultural e conselheiro do Marco, Gilberto Luiz Alves, esclareceu qual a bandeira defendida. “A censura no Marco foi uma típica cena de ditadura. Nós defendemos o direito de expressão”, afirmou Alves.

“É um total desrespeito com o que é público", falou o vereador de Campo Grande Eduardo Romero (Rede Sustentabilidade). Já o advogado Marcelo Barbosa Martins complementou. “Houve uma violência desnecessária com a censura da obra da Alessandra Cunha, uma ilegalidade”.

Já o vice-presidente do Sindicato dos Arquitetos de Mato Grosso do Sul, Ângelo Arruda, apresentou uma reflexão da arte e dos acontecimentos. “É muito oportuno depois de tudo que estamos passando nos últimos anos pararmos e refletirmos o estado que a arte se encontra. Qual o significado para uma sociedade a prisão de uma tela? Foi um ato de arbitrariedade, a tela foi aprisionada em uma denúncia vazia e sem provas”, destacou.

“Está sendo generalizado e quem perde é a população que está é impedida de usufruir da arte com toda essa censura. Quando não podemos ter contato com a arte, há um empobrecimento da sociedade, porque a arte é capaz de mexer com a realidade”, ressaltou o professor doutor do curso de Artes Visuais da UFMS, Paulo Duarte Paes.

A presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira,  levantou dois elementos importantes para o debate. “Em primeiro lugar destaco o machismo, porque não é por acaso que o tema da exposição no Marco incomodou. E em segundo, a censura que já vem acontecendo há alguns anos. De que forma? Pela falta de investimentos na cultura desde 2014, nas três esferas, municipal, estadual e federal, o que dificulta para que a população tenha acesso a arte”, explicou Fernanda.

“Nós temos que ocupar o espaço público e reivindicar nossos direitos, porque a arte liberta. Eu não tenho dúvidas que tudo isso que vem acontecendo é um projeto de censura já planejado há muito tempo e que vem sendo executado com toda força”, alertou Fernando Cruz, que representa a Rede Nacional do Teatro.

De acordo com o deputado Pedro Kemp, será feito um documento que possa refletir tudo o que foi debatido na audiência pública e será encaminhado para o Governo do Estado, para o secretário de Estado Cultura e Cidadania, Athayde Nery e para o Ministério Público Estadual (MPE). “Eu estou muito satisfeito com o debate, foi uma tarde proveitosa onde falamos de forma qualificada sobre toda essa polêmica envolvendo a censura da arte. Na semana que vem irei usar a tribuna na Assembleia para relatar aos demais parlamentares tudo que foi levantado aqui”, considerou Kemp.

Também foi assinado pelos presentes no evento uma ação contra o delegado Fabio Sampaio, que apreendeu o quadro da artista Alessandra Cunha. Na ação é pedido a abertura de processo disciplinar contra o delegado. 

 

Locução: Nivaldo Mota e Ricardo Ortiz / Edição: David Ribas / Técnica: Flávio Cunha e Carol Assis

Fonte: Agência ALMS

Download
Equipe Radio Assembleia em 06/10/2017 16:15:00